Notícias

Voltar para as notícias
Foto: Ivson Miranda

Editorial Jorge Gerdau Johannpeter

01/03/2016

A prosperidade de uma sociedade é resultado de sua atitude empreendedora e de sua capacidade de inovação. A formação de jovens inovadores e empreendedores é, portanto, fundamental para o desenvolvimento do Brasil, pois eles serão os principais agentes sociais de nossa nação.

O movimento Junior Achievement, há 32 anos no Brasil, tem contribuído de forma significativa para a construção de um País melhor. Nessas três décadas de atuação no Brasil, já introduziu o conceito do empreendedorismo a quatro milhões de jovens do Ensino Médio e envolveu cerca de 150 mil voluntários com essa causa, promovendo um ciclo virtuoso de transferência de conhecimento, experiências e solidariedade.

Os inúmeros programas desenvolvidos pela entidade formam cidadãos preparados para assumir desafios e responsabilidades em um mundo cada vez mais competitivo. Por meio da Junior Achievement, o espírito empreendedor é despertado nos estudantes, que aprendem desde o início de sua formação, dentro das escolas, a ter uma visão clara do mundo dos negócios, o que os prepara para ingressar num mercado de trabalho globalizado e com uma competição cada vez mais acirrada. Os programas da Junior Achievement também atuam de forma importante na disseminação do conceito de trabalho voluntário, que é, sem dúvida, uma forma importantíssima de transmissão de conhecimento a esses jovens.

Os resultados alcançados pela Junior Achievement são excelentes, mas um País como o Brasil, que possui diversos contextos regionais, ainda tem um longo caminho a percorrer na melhoria da educação. As atitudes que fazem a diferença para a nação crescer vão desde as pequenas ações do dia a dia de cada um de nós às grandes decisões governamentais. Acredito que a Junior Achievement tem ferramentas importantes para apoiar o enorme desafio de formar novos líderes comprometidos com o desenvolvimento sustentável e com os valores da democracia.

Agradeço a todos que já participaram, de forma direta ou indireta, do movimento Junior Achievement e os convido a continuar apoiando essa causa, mobilizando novos adeptos, para seguirmos nossa longa trajetória de melhoria da educação e construção de um Brasil melhor.

Jorge Gerdau Johannpeter
Presidente do Conselho Consultivo Junior Achievement Brasil