NOSSO PLANETA, NOSSA CASA

Programas

NOSSO PLANETA, NOSSA CASA

O Programa busca formar verdadeiros multiplicadores da cultura do uso sustentável dos recursos naturais. 

O Programa Nosso Planeta, Nossa Casa: A Junior Achievement, buscando disseminar a filosofia e as práticas da sustentabilidade, desenvolveu o Projeto Sustentabilidade. O objetivo é conscientizar os jovens de todo o país sobre a importância da preservação do Planeta Terra, com sugestões para minimizar o impacto de nossas ações sobre o meio ambiente. Além disso, o Programa busca formar verdadeiros multiplicadores da cultura do uso sustentável dos recursos naturais. 

Conheça mais

Conteúdo Objetivos do Aprendizado Conceitos

Contextualização: situação atual.

Estudantes aprendem sobre a situação atual do planeta.

Consciência sobre a realidade da atual crise ambiental.

Consciência da responsabilidade individual.

Estudantes são convidados a refletirem sobre suas potencialidades e responsabilidades individuais.

Responsabilidade e autonomia.

Resgate histórico, associação com o mundo produtivo e da lógica da produção e consumo, revolução industrial, mudanças sociais e econômicas.

Estudantes aprendem sobre as transformações impostas pelo homem sobre o ambiente natural, ao longo do tempo.

Capacidade de relacionar as dimensões sociais, culturais, ambientais e econômicas, entre outras.

Apresentação do tema efeito estufa e aquecimento global, como o maior desafio ambiental atual, e diretamente associado ao impacto humano (e de seus padrões de produção e consumo / matriz energética) sobre o planeta.

Estudantes recebem informações sobre as alterações climáticas, antecedentes e conseqüentes.

Reflexão sobre os impactos produzidos por nossos padrões de produção e consumo.

Apresentação das idéias de Kenneth Boulding sobre a economia do cowboy e do astronauta. A analogia, além de lúdica e pedagógica, força uma reflexão sobre as reais condições do Planeta Terra, um sistema fechado, onde o único recurso que é inserido continuamente é a energia solar.

Estudantes aprendem sobre e comparam dois padrões de comportamento e de civilização, a partir das idéias de Kenneth Boulding.

Visão crítica da realidade, com o objetivo de alterar comportamentos e atitudes.

Aproximação com a natureza, a idéia de que estamos imersos nela, rodeados de elementos retirados do ambiente natural (dependência, aproximação e identificação). Estudantes refletem sobre o que é "natureza" e o uso dos recursos naturais no cotidiano. Tomada de consciência sobre a importância da preservação e dos cuidados com o ambiente.
Princípios da Produção Mais Limpa, brincando com a idéia de que qualquer processo é "mapeável" (como uma receita de bolo), e associando "geração de resíduos/poluição" com a idéia de desperdício, ou seja, prejuízos na forma de matérias-primas ou energia sendo desperdiçadas. Estudantes recebem informações sobre os princípios da ecoeficiência. Eco cidadania, e as alternativas para cuidar do Planeta Terra.
Três R's e a idéia de adotar estas três atitudes em sua ordem de prioridade, ou seja, reduzir o uso de energia e recursos, sempre que possível, e, finalmente, reciclar o que já não serve para seu uso original, minimizando o impacto ambiental. Estudantes são informados sobre a proposta dos três R´s. Estímulo à adoção de comportamentos e hábitos ambientalmente mais adequados.
Importância da manutenção da biodiversidade para que o planeta (biosfera) consiga manter sua função de suporte à vida. Aqui, a visão antropocêntrica é deixada de lado, enfatizando a importância de todas as formas de vida. Chamada à ação. Estudantes são incentivados a valorizar todas as formas de vida. Respeito e responsabilidade para com os demais seres vivos, consciência da importância da biosfera.
Dicas ambientais. Estudantes conhecem alternativas de ações em prol do meio ambiente. Desenvolvimento de alternativas objetivas e factíveis de hábitos mais adequados.

Quem já participou

no programa NOSSO PLANETA, NOSSA CASA

"O programa foi muito bom porque eu aprendi muitas coisas: Efeito estufa, aquecimento global, poluição e reciclagem. Vi que o mundo precisa melhorar cada vez mais para não ficar tão quente assim como está e para termos uma vida melhor."


- Marcelo Henrique Santos, tem 10 anos, é estudante do 4° ano na escola Ione Portela da Costa Casas e participou do programa Nosso Planeta, Nossa Casa.

Seja também um