Notícias

Voltar para as notícias

Empresário Sombra Por Um Dia

21/07/2017

O programa Empresário Sombra por Um Dia teve, nesta edição, a participação de mais de 40 jovens do ensino médio e superior e a excelente adesão de líderes de empresas, como diretores, gerentes coordenadores, e profissionais de diversas áreas.  

Foram convidados  para receber os jovens durante um dia, os líderes das empresas LABORATÓRIO SABIN, MEMORA PROCESSOS INOVADORES, THE GLITCH FACTORY, BRASAL, INTELIT PROCESSOS INTELIGENTES, SHOPPING CONJUNTO NACIONAL, FIJE – FEDERAÇÃO IBERO-AMERICANA DE JOVENS EMPRESÁRIOS, CLÍNICA VETERINÁRIA MUNDO SILVESTRE, SOFTEX e GERDAU.

O programa oferece aos jovens a oportunidade de vivenciar o dia-a-dia de profissionais em seu ambiente de trabalho, nas áreas que se identificam com as carreiras escolhidas. Essa experiência tem sido muito marcante para os estudantes, como relatou Ana Maria Vieira, do Colégio CIMAN: “Uma experiência incrível. Visitando a Memora tive oportunidade de conhecer a área de marketing na prática. O ambiente de trabalho tem confiança e amizade entre os funcionários.”  

“Para mim o empresário sombra foi uma experiência incrível. Pude ver de perto como funciona uma  organização. Além de aprender com fatores externos ligados à empresa (burocracia, normas, etc), elementos essenciais para uma organização, também aprendi muito com os fatores internos (ligados ao convívio dos membros) os quais me mostraram que uma empresa pode trabalhar de forma descontraída, sem perder o foco/ rendimento; pelo contrário, aproxima muito mais a equipe. Também aprendi muito com os profissionais do "Glitch", questões ligadas  a formação acadêmica. Realmente abriu meus horizontes em quais área posso seguir, enfim, me tirou da zona de conforto e me fez enxergar um leque de possibilidades. Agradeço a Junior Achievement por disponibilizar essa atividade e a Glitch Factory por abrir seu espaço para nos mostrar o quão incrível é o trabalho que eles fazem.” Esse foi o depoimento de Kamilla Quixabeira, do IFB.

Outra experiência coube a Luis Artur de Oliveira relatar, que foi “sombra” de  João Aureliano Neto, diretor Administrativo da Intelit e do Vice-Presidente, Heverton Ferreira.  Seu comentário: “Além das orientações sobre seu trabalho, João me aconselhou em relação à carreira. E ao acompanhar o Vice-Presidente tive a oportunidade de presenciar uma reunião, conhecendo propostas reais de negócios. Recebi orientações que serão fundamentais para o meu desenvolvimento.” E João Aureliano complementou: “A experiência do empresário sombra foi bastante produtiva. Trocamos conhecimentos e com certeza foi possível absorver bastante informação e energia do Luis Artur! Espero ter conseguido passar um pouco do que já vivi na minha carreira. Ele é um jovem bastante inteligente e tenho certeza que terá um futuro brilhante!”

Ser médica veterinária é o sonho de Laura Garcia, desde criança. Foi “sombra” de Elber Luiz Costa. E comentou: “O dia em que participei do “Empresário-Sombra” foi muito bom. Fui “Sombra” do médio veterinário Elber Costa e pelo que vi e aprendi na Clínica Mundo Silvestre, fortaleceu minha escolha: quero ser médica veterinária.” Observada e orientada por ele, ouviu: “Essa é uma experiência muito válida para os estudantes, pois é uma oportunidade de definirem sua carreira, conhecendo na prática a profissão que desejam seguir. A Laura já começou acompanhando os procedimentos em um animal em estágio terminal e teve outras boas vivências. Desejo boa sorte à futura colega”.

A arquiteta Alessandra Nogueira do Shopping Conjunto Nacional reafirmou a grandiosidade do programa que permite não só ao jovem, mas também ao empresário o acréscimo de conhecimento por ser uma visão nova da área. Complementando, Daniel do setor Comercial frisou a importância dessa experiência para os jovens, que com suas ideias inovadoras possibilitarão um futuro de avanço.