Notícias

Voltar para as notícias

Escolas recebem Selo Verde

13/12/2017

O Projeto Corredor Verde envolveu duas escolas de Brasília neste segundo semestre: Escolas Classe da 405 e 113 Norte.

Segundo as orientações do Projeto, as escolas receberam a aplicação do programa Nosso Planeta Nossa Casa, que beneficiou 281 alunos e, na sequência, realizaram atividades de campo que envolveram a comunidade escolar, como plantio de árvores, oficinas de meio ambiente e construção de horta. Esta última teve o apoio dos alunos da Agronomia, da UnB (PET-Agro), que se integrou ao programa como parceiro da JADF.

Em 13 de dezembro realizou-se a entrega dos certificados aos estudantes que participaram, bem como o Selo “Escola Verde”. Dentre as crianças que receberam certificados, a menina Rebeca de Jesus Matos, comentou: “Eu adorei plantar e foi muito legal quando a gente colocou as sementes e fez o buraquinho na terra. A gente pegou algumas minhocas; foi bem legal! ”, Kairon Narciso da Silva Barbosa, complementou: “Eu achei da horta um projeto super legal, o que eu mais gostei foi plantar as sementinhas e cavar o buraco”. Uma das atitudes de inclusão foi a de oferecer a duas crianças especiais um espaço exclusivo, dando a oportunidade para mexer na terra a qualquer momento. A professora Juliana Martins, do Programa de Educação Tutorial da Agronomia, da UnB, ativa parceira do projeto Corredor Verde, comentou: “O projeto Corredor Verde já nasceu um sucesso!  Hoje, na Escola Classe 113 Norte estamos vivenciando o momento de entrega dos certificados e junto com isso enxergando o brilho dos olhos dos alunos que sabem estar trabalhando por um mundo melhor, com respeito pela natureza e com a certeza de que esses conhecimentos se levarão para a vida. Sinto orgulho de fazer parte desse processo”. Participação importante da diretora Silene Rubim Nunes e da dinâmica professora Ana Deucleci, do 3º ano. Complementando, a professora Josefina Ria Batomarco declarou: “O projeto foi muito valoroso para todos nós... Além de proporcionar o conhecimento acadêmico veio corroborar para a conscientização da importância do meio ambiente influenciando positivamente as ações das nossas crianças para com o Planeta.

É muito satisfatório saber que pessoas como vocês, JADF e PET Agro/UnB, se preocupam e se dedicam ao atendimento de alunos da rede pública, pois ao apresentarem uma abordagem diferente despertam o desejo para as profissões com um olhar para a sustentabilidade. Todos aprendemos e colhemos o fruto desse trabalho valoroso. Estamos agradecidos e esperançosos de poder continuar no próximo ano.