ENSINO MÉDIO - 6H/AULA
Apresenta e desenvolve conceitos relacionados ao desenvolvimento sustentável e à sustentabilidade. Fornece condições para que os participantes possam refletir criticamente sobre os problemas socioambientais contemporâneos.
ENSINO MÉDIO - 6H/AULA
Apresenta e desenvolve conceitos relacionados ao desenvolvimento sustentável e à sustentabilidade. Fornece condições para que os participantes possam refletir criticamente sobre os problemas socioambientais contemporâneos.
Atividades |
Objetivos educacionais |
Conceitos e habilidades |
Elaboração do Contrato
Simulação: A Ambulância |
× Estabelecer regras de convivência e condições para a boa realização do Programa. |
× Regras para convivência na sociedade. × A importância do respeito ao outro. |
Por que devemos contribuir para a sustentabilidade?
Perfil Socioambiental |
× Desenvolver a compreensão de temas socioambientais. × Reconhecer a importância do planeta, bem como nossa interdependência com todas as formas de vida. × O planeta Terra como a base de nossa existência e sobrevivência e a qualidade de nossas relações. × Motivos para contribuir para a sustentabilidade. |
× A consciência do planeta e de sua importância. × A importância da biosfera e da biodiversidade. × Nossa espécie, impactos e crescimento populacional. × As evidências da atual insustentabilidade de nossa civilização e os motivos para reverter este quadro. |
Júri Simulado sobre a instalação da termoelétrica a carvão |
× Desenvolver o pensamento crítico e a reflexão sobre a sustentabili-dade através de uma simulação. × Entender a relação intrínseca de aspectos sociais, econômicos e ambientais. |
× Alterações climáticas e efeito estufa. × Extinção da biodiversidade. × Escassez de água. × Chuva ácida. |
Árvore dos Sonhos
Ligue-Ligue sobre o tempo de decomposição dos materiais |
× Apresentar os conceitos do desenvolvimento sustentável e da sustentabilidade. × Estimular a participação individual para o benefício coletivo. |
× A proposta do desenvolvimento sustentável e da sustentabilidade. × Recursos naturais renováveis e não-renováveis. × O relacionamento sistêmico entre as dimensões sociais, ambientais e econômicas. |
Jogo “Um Dia na Cidade Sustentável” |
× Refletir sobre o papel das empresas para a sustentabilidade e dos serviços ambientais, além dos benefícios essenciais que a natureza nos presta. × Incentivar a compreensão sistêmica das questões socioambientais. |
× As organizações e a sustentabilidade. × Valores sociais da livre iniciativa. × Interdependência entre sociedade e economia. × Serviços ambientais e sua essencialidade para a vida. |
Uma Carta, Uma Atitude |
× Desenvolver atitudes pró-ativas a favor da sustentabilidade no âmbito das políticas públicas. × Promover a cidadania socioambiental. |
× A importância da consciência e da participação individual para a sustentabilidade. × Os 4 R´s. × O consumo consciente. × Dicas e sugestões sustentáveis. |