Notícias

Voltar para as notícias
Treinamento de voluntários realizado pela JAMA e Aplicação do Programa Economia Pessoal para estudantes de ensino médio

Alunos de ensino médio de diversas escolas maranhenses são incentivados desde cedo a planejar suas economias

01/12/2015

Voluntários da UFMA aplicaram o programa para ajudar os alunos a entenderem seus interesses e suas habilidades pessoais, a explorar opções de carreira e descobrir o valor da educação. Eles também aprenderam sobre orçamentos, gerenciamento financeiro pessoal e familiar e as vantagens e desvantagens do uso do crédito.

Resultado da parceria entre o SEBRAE e JA Brasil, aconteceu no último dia 26 de outubro o treinamento promovido pela JA Maranhão para 16 alunos de diversos cursos de graduação da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) - que integraram a equipe organizadora e realizadora do Evento Solidário II, cujo a JAMA foi uma das apoiadoras. Os voluntários foram capacitados para aplicarem o Programa Economia Pessoal a estudantes de 8º e 9º anos de escolas das redes pública e particular de São Luís.

Cerca de 250 estudantes de ensino fundamental foram beneficiados com as aplicações, ocorridas ao longo do mês de novembro. Entre as instituições de ensino que receberam o programa estão o Colégio O Bom Pastor - no bairro Cohatrac, com 23 alunos de 8° Ano -, o Centro de Ensino Humberto de Campos - localizado no Apeadouro, com 80 alunos de 8º Ano -, a Unidade Integrada Sotero dos Reis - no Centro da cidade, com 40 alunos de 9º Ano -, a Unidade de Ensino Rosário Nina - no bairro de Fátima, com 38 alunos do 9º Ano -, dentre outras escolas espalhadas pela capital maranhense.

Economia Pessoal

O programa ajuda os alunos a entenderem seus interesses e suas habilidades pessoais, a explorar opções de carreira e descobrir o valor da educação. Eles também aprendem sobre orçamentos, gerenciamento financeiro pessoal e familiar e as vantagens e desvantagens do uso do crédito. O Programa é desenvolvido em sala de aula, através de 10 encontros semanais de 45 minutos. Totalmente sem custos para a escola ou para os alunos, este Programa é apresentado por orientadores com vivência de negócios, treinados pela Junior Achievement.