Notícias

Voltar para as notícias

Miniempresa, Escola, Voluntário e Empreendedores são premiados pela JA Maranhão em Formatura

14/12/2015

Aconteceu neste sábado (12) a XIII Formatura de Miniempresas, promovida pela Junior Achievement Maranhão, para celebrar a trajetória empreendedora de 175 estudantes que participaram do Programa Miniempresa de 2015 em São Luís e que aprenderam conceitos de livre iniciativa, mercado, comercialização e produção, além da experiência prática em economia e negócios, na organização e na operação de uma empresa. A cerimônia aconteceu no Auditório Alberto Abdalla - Fiema e contou com participação de alunos, pais, escolas, empresários, mantenedores e voluntários. Foram premiadas a Miniempresa Destaque, a Escola Destaque, o Adviser Destaque e nove Achiverer Destaque.

Após 15 jornadas de muita dedicação e aprendizado, a Ops' Fone - do Colégio Upaon Açu - levou para casa o título de Miniempresa Destaque. Já o Centro de Educação Profissional e Tecnológica Itaqui Bacanga - SENAI recebeu a premiação de Escola Destaque e a voluntária Huaina Guimarães, da Miniempresa New Utily - que nasceu do Projeto ViraVida do SESI -, foi condecorada com o certificado de Adviser Destaque, fruto do trabalho filantrópico realizado na Escola Anna Adelaide Bello.

Das 9 miniempresas participantes, um empreendedor de cada uma delas se destacou ao longo das jornadas, recebendo o título de Achiverer Destaque, foram eles: Roberth Pereira Almeida (Inovare Pet), José Mateus Batista Pereira (Eco Creeping), Maria Laís Medeiros Gama (Ops' Fone), Priscila Maria Franco (New Utily), Ana Carolina Braga Lessa (Banhah), Cláudio Sousa Pereira (Ecotermic), João Rodrigo Durans Da Silva (Etilicaf), Laryssa Clara Fonseca Costa (Saquei!) e Beatriz Caroline Rangel (Suportech).

Em 2015 participaram do Miniempresa as seguintes escolas: Fernando Perdigão, COLUN, Colégio Militar Tiradentes, Upaon Açu, Colégio Militar 2 de Julho, Master, Projeto ViraVida do SESI e SENAI - que formou duas miniempresas. Destas instituições saíram as respectivas miniempresas: Banhah, Etilicaf, Ecotermic, Ops' Fone, Saquei!, Suportech, New Utily, Inovare Pet e Eco Creeping.
A JA Maranhão realiza o projeto todos os anos, visando fomentar a educação empreendedora nos estudantes de ensino médio. No decorrer do Miniempresa, a Junior Achievement Maranhão em parceria com o Núcleo Ex-Achievers (NEXA) proporciona aos jovens miniempresários ações que oportunizam o contato com o mercado de trabalho, integração entre os alunos das escolas envolvidas, palestras com empresários, possíveis visitas a empresas, campanhas de conscientização para a sustentabilidade ambiental e a participação em feiras de negócios.