Notícias

Voltar para as notícias

Jovens de escolas públicas de Belo Horizonte trabalham conceitos do Design Thinking

01/05/2017

Cerca de 200 jovens da rede pública estadual de Belo Horizonte tiveram uma tarde diferente no último dia 26 de abril. Com a proposta de encontrar soluções criativas para problemas cotidianos da nossa cidade, o 1º Encontro do Projeto Ação & Cidadania estimulou os jovens a se identificarem como agentes de transformação em suas vidas e em seu entorno por meio de ferramentas utilizadas no Design Thinking.

O evento realizado no auditório da CDL/BH teve início com a palestra do empresário, patrocinador e um dos fundadores do projeto, Evandro V. Negrão de Lima Jr. que salientou com os alunos a importância da disciplina na busca de qualquer objetivo. "Você não precisa ser melhor que ninguém, mas pode ser mais esforçado que todos! A disciplina transforma vidas e eu sou um exemplo disso.", afirmou.

Conduzidos pela Palestrante e Fundadora do Projeto NaAção, Carolina Antunes, os alunos também puderam acompanhar um talk show com o Líder Comunitário do Morro do Papagaio, em BH, Júlio Fessô. Júlio contou um pouco da sua história e como hoje atua ativamente na transformação da sua comunidade.

Por fim, munidos de problemas reais como iluminação pública, coleta de lixo e qualificação de jovens, os presentes contaram com uma breve explicação sobre o funcionamento de um processo criativo e foram convidados a colocar a mão na massa. As escolas foram divididas em grupos e, com o apoio de uma ferramenta baseada no Business Model Canvas, puderam propor soluções simples e inovadoras para os problemas apresentados. Após o desenvolvimento das soluções, cada grupo realizou uma apresentação em formato de pitch para uma equipe de jurados.

O projeto Ação e Cidadania, idealizado pelo Fórum Mineiro de Jovens Lideranças (FMJL), é coordenado pela Junior Achievement Minas Gerais e conta com apoio de 19 patrocinadores. O projeto, que nasceu em 2003, é realizado de forma voluntária e aborda temas relacionados a cidadania, ética, liderança e mercado de trabalho. Nele os alunos assistem a palestras mensais, além de participar ativamente de programas voltados para a educação empreendedora.

Em 2016 cerca de 1100 alunos, de sete escolas públicas de Belo Horizonte, foram beneficiados pelo projeto graças a atuação de onze palestrantes voluntários.

Empresas patrocinadoras: Analisa, Araújo - Drogari Drugstore, BTS Properties, Casa da Piscina, centerlab, Óticas Centro Visão, FC Partners, Grupo J Lemara, KATZ, Mandatum, NaAção, Grupo NAE, Rolim, Viotti & Leite Campos Advogados, Sancruza Imóveis, Transcourier, Target Rent a Car, Tuma, VPR Imóveis, LR Empreendimentos.

Escolas participantes: E.E. Maurício Murgel, E.E. Prof. Francisco Brant, E.E. Prof. Affonso Neves, E.E. Prof. José Mesquita de Carvalho, E.E. Maria Luiza Miranda Bastos, E.E. Presidente Dutra e Fundação CDL Pró-Criança.