Notícias

Voltar para as notícias
Divulgação.

Programa Miniempresa beneficia aprendizes do Instituto Unimed-BH

10/04/2018

O Miniempresa, programa promovido pela Junior Achievement (JAMG) que já beneficiou mais de 10 mil jovens em Minas Gerais, iniciou mais uma turma, em Belo Horizonte. Em nova parceria (já são 7 anos) com o Instituto Unimed-BH, as aulas tiveram início no sábado, dia 7 de abril, no bairro Funcionários. Com a previsão de beneficiar cerca de 70 jovens, entre aprendizes e familiares do instituto, o programa dará aos jovens experiência prática em economia e negócios, através da criação de uma miniempresa.

Encontros semanais, com aulas de 3h30m, em uma jornada de 15 semanas, vão proporcionar aos participantes conhecimentos de livre iniciativa, mercado, comercialização e produção. Os voluntários, cedidos pelo Instituto Unimed-BH, vão acompanhar o desenvolvimento dos jovens, ensinando os conceitos e aplicando o método Aprender-Fazendo, onde todos colocam a "mão na massa" e caminham para a transformação em um miniempresário.

Através do programa os alunos executarão todo o processo de criação de uma empresa, desde a concepção e registro do negócio até a venda do produto escolhido. O grande momento do projeto é a Feira da Miniempresa organizada pela JAMG onde cada grupo apresenta seu produto para a venda ao público.

Uma pesquisa realizada com ex-alunos do Miniempresa, aponta que dois em cada cinco participantes abriram o próprio negócio após o envolvimento no programa. A Gerente Geral da Junior Achievement Minas Gerais, Catarina Lutero, frisa a importância dos ensinamentos na vida dos jovens "O Programa Miniempresa é uma forma de estimular o jovem, que responde à altura, a tornar-se protagonista do seu próprio destino. Ajudamos a formar pessoas capazes de realizar as mudanças sociais, econômicas e políticas de que o nosso mundo precisa", conclui.