Notícias

Voltar para as notícias

Estudantes do ensino fundamental aprendem práticas de sustentabilidade e apresentam seus aprendizados em exposição na escola

07/06/2017

Alunos do 4º e 5º anos do ensino fundamental do Colégio Maanaim, localizado no município de Castanhal, no Pará, participaram dos programas Nossos Recursos e Nosso Planeta, Nossa Casa. Os programas foram aplicados voluntariamente pelas professoras Renata Jeane Palheta e Raylene de Souza, que participaram pela primeira vez na execução de programas da Junior Achievement.

Para finalizar a aplicação dos projetos na escola, a escola realizou uma exposição, onde os alunos do 4º ano mostraram seus aprendizados sobre a sustentabilidade e os alunos do 5º ano mostraram os produtos criados com materiais reciclados (veja as fotos abaixo).

Durante a feira os alunos receberam da diretora do Colégio Maanaim, Eliete Brito, e do Gestor de Programas da JA Pará, Miguel das Mercês, os certificados de participação. As professoras que aplicaram os programas receberam certificados de Mérito Comunitário e a diretora recebeu os certificados de participação da escola.

"No início foi um pouco assustador, porque eu nunca tinha aplicado um projeto como este e eu não sabia se os alunos iam entender e se envolver com o projeto, mas a partir da primeira atividade percebi que eles se interessaram, aceitaram, muitos queriam conhecer mais sobre ele. No final eles acharam maravilhoso saber que seriam multiplicadores e que deveriam passar a cartilha para outras pessoas. Eles entenderam bem a necessidade de sermos astronautas.", disse a professora Renata, que aplicou o Nosso Planeta, Nossa casa.

"O programa Nossos Recursos, foi muito bom! Os alunos aprenderam como trabalhar em equipe, conheceram cada função, gerente de finanças, de marketing, de produção, presidente, recursos humanos, fizeram atividades fora de sala de aula", comentou a professora Raylene.

O programa possibilitou ainda a participação dos pais: "eles ficaram muito entusiasmados, a família participou muito, os pais trouxeram materiais recicláveis e ajudaram os alunos a fazerem os produtos, então foi um projeto que mobilizou a escola, mas também envolveu a família em casa.", completou a professora.