NOSSO PLANETA, NOSSA CASA

Programas

NOSSO PLANETA, NOSSA CASA

ENSINO FUNDAMENTAL - 5H/AULA

 

Conscientiza jovens sobre a importância do desenvolvimento sustentável e do consumo consciente. Os alunos aprendem sobre a importância da preservação do meio ambiente e sobre seu compromisso com a responsabilidade socioambiental.

Conheça mais

Conteúdo Objetivos do Aprendizado Conceitos

Contextualização: situação atual.

Estudantes aprendem sobre a situação atual do planeta.

Consciência sobre a realidade da atual crise ambiental.

Consciência da responsabilidade individual.

Estudantes são convidados a refletirem sobre suas potencialidades e responsabilidades individuais.

Responsabilidade e autonomia.

Resgate histórico, associação com o mundo produtivo e da lógica da produção e consumo, revolução industrial, mudanças sociais e econômicas.

Estudantes aprendem sobre as transformações impostas pelo homem sobre o ambiente natural, ao longo do tempo.

Capacidade de relacionar as dimensões sociais, culturais, ambientais e econômicas, entre outras.

Apresentação do tema efeito estufa e aquecimento global, como o maior desafio ambiental atual, e diretamente associado ao impacto humano (e de seus padrões de produção e consumo / matriz energética) sobre o planeta.

Estudantes recebem informações sobre as alterações climáticas, antecedentes e conseqüentes.

Reflexão sobre os impactos produzidos por nossos padrões de produção e consumo.

Apresentação das idéias de Kenneth Boulding sobre a economia do cowboy e do astronauta. A analogia, além de lúdica e pedagógica, força uma reflexão sobre as reais condições do Planeta Terra, um sistema fechado, onde o único recurso que é inserido continuamente é a energia solar.

Estudantes aprendem sobre e comparam dois padrões de comportamento e de civilização, a partir das idéias de Kenneth Boulding.

Visão crítica da realidade, com o objetivo de alterar comportamentos e atitudes.

Aproximação com a natureza, a idéia de que estamos imersos nela, rodeados de elementos retirados do ambiente natural (dependência, aproximação e identificação). Estudantes refletem sobre o que é "natureza" e o uso dos recursos naturais no cotidiano. Tomada de consciência sobre a importância da preservação e dos cuidados com o ambiente.
Princípios da Produção Mais Limpa, brincando com a idéia de que qualquer processo é "mapeável" (como uma receita de bolo), e associando "geração de resíduos/poluição" com a idéia de desperdício, ou seja, prejuízos na forma de matérias-primas ou energia sendo desperdiçadas. Estudantes recebem informações sobre os princípios da ecoeficiência. Eco cidadania, e as alternativas para cuidar do Planeta Terra.
Três R's e a idéia de adotar estas três atitudes em sua ordem de prioridade, ou seja, reduzir o uso de energia e recursos, sempre que possível, e, finalmente, reciclar o que já não serve para seu uso original, minimizando o impacto ambiental. Estudantes são informados sobre a proposta dos três R´s. Estímulo à adoção de comportamentos e hábitos ambientalmente mais adequados.
Importância da manutenção da biodiversidade para que o planeta (biosfera) consiga manter sua função de suporte à vida. Aqui, a visão antropocêntrica é deixada de lado, enfatizando a importância de todas as formas de vida. Chamada à ação. Estudantes são incentivados a valorizar todas as formas de vida. Respeito e responsabilidade para com os demais seres vivos, consciência da importância da biosfera.
Dicas ambientais. Estudantes conhecem alternativas de ações em prol do meio ambiente. Desenvolvimento de alternativas objetivas e factíveis de hábitos mais adequados.

Quem já participou

Voluntário no programa NOSSO PLANETA, NOSSA CASA

"Gostei muito de aplicar o programa para meus alunos, o material é lúdico e divertido. Eu também aprendi muitas coisas e fiquei feliz em ver a empolgação e o interesse deles em relação ao assunto. Realizamos uma entrega de medalhas para as três camisetas mais bacanas, gostei mesmo desse projeto. Se houver outras oportunidades, quero aplicar de novo e fazer ainda melhor."


- Sônia Maria Barbosa é professora na Escola Ione Portela e aplicou o programa Nosso Planeta, Nossa Casa para os alunos do 5° ano.

 

 

Seja também um Voluntário