Notícias

Voltar para as notícias

Conectados com o Amanhã orienta jovens no planejamento da carreira

28/07/2017

Programa, em parceria com a Queiroz Cavalcanti Advocacia, terá nova aplicação no dia 10 de agosto, no Ginásio Pernambucano 

Uma das fases mais decisivas na vida de qualquer pessoa é o final da escola, tempo de decidir que carreira seguir e definir os planos para a vida. Ajudando os jovens nessa missão, a Júnior Achievement de Pernambuco realiza o programa Conectado com o Amanhã, que orienta estudantes no 9º ano e Ensino Médio sobre o mercado de trabalho, além de promover uma reflexão sobre o futuro. O projeto começou a ser aplicado em 2013, e este ano, deverá atender cerca de 600 alunos.

E haverá uma nova aplicação do programa, dessa vez na Escola de Referência Ginásio Pernambucano, no centro do Recife. A ação está agendada para a quinta feira da próxma semana (10/08) e será em parceria com a Queiroz Cavalcanti Adovacia. O projeto, com carga horária de cinco horas, se desenvolve através de 5 encontros, conduzidos por um ou mais voluntários do mundo empresarial. No primeiro deles, são apresentados o mercado de trabalho, o conceito de empregabilidade e a relação entre a educação e a oportunidade de conseguir bons empregos.

O segundo encontro terá como enfoque as competências comportamentais, sendo abordado as exigências comportamentais do mercado de trabalho, as habilidades necessárias para o trabalho global, como definir a carreira profissional e a importância do feedback. O terceiro tratará de liderança, explorando a diferença entre liderar e chefiar, além da importância da ética no ambiente profissional.

O penúltimo pretende ajudar os jovens a pensar a gestão de sua carreira através do seu planejamento e do estabelecimento de metas profissionais. Por fim, o último encontro girará em torno da importância do currículo e da entrevista de emprego, a importância do networking, além de mostrar a possibilidade de se criar o próprio emprego.

Todos os conceitos são passados através de estratégias dinâmicas, como discussões orientadas, exercícios escritos, trabalhos em grupo, simulações e questionários. Ao final do projeto, o estudante receberá o Manual do Aluno e um certificado e participação. O voluntário, por sua vez, receberá o Manual do Voluntário, o qual poderá enriquecer com sua experiência prática no mundo dos negócios. Mais informações: www.jape.org.br.