Notícias

Voltar para as notícias

15ª Feira de Miniempresas da Junior Achievement Piaui

25/08/2014

Complementando a série de trabalhos desenvolvidos durante as últimas semanas, achievers de 10 miniempresas de Teresina e Angical, no Piauí, estarão reunidos durante os dias 11 e 12 de setembro, na Praça de Eventos do Teresina Shopping, expondo e vendendo seus produtos para o público que circularão durante esses dias no local.
Os jovens vão puder experimentar, na prática, como é expor e vender seus produtos dentro de um condomínio de lojas, com livre concorrência, exercitando os conceitos desenvolvidos durante o Programa Miniempresa, testando seu poder de persuasão para convencer os clientes e estimulando o trabalho em equipe.
A 15ª Feira de Miniempresas da Junior Achievement em parceria com a Prefeitura de Teresina, SEMDEC (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo) e SEMJUV(Secretaria Municipal da Juventude ) levaram o Programa Miniempresas para organizações como Fazenda da Paz, E. M. Nossa Senhora da Paz, Associação Palotina, CAIC, Movimento MP3, Associação de Moradores Unidos do Promorar e Associação dos Amigos do Balé da Cidade de Teresina, além dos Alunos do Instituto Federal do Piauí da cidade de Angica.
Foram desenvolvidos diversos produtos que se destacam, como os amplificadores de som feitos a partir do bambu da Fazenda da Paz, que amplificam o som de celulares sem o uso de energia. Outro produto que se destaca são os chinelos feito de papelão e jornal dos Alunos do Instituto Federal da cidade de Angical.

O Programa Miniempresa proporciona a estudantes do 2º ano do Ensino Médio a experiência prática em economia e negócios, na organização e na operação de uma empresa. É desenvolvido em 15 semanas, em jornadas semanais, com duração de 3h30min, realizadas nas escolas, geralmente à noite. Os estudantes aprendem conceitos de livre iniciativa, mercado, comercialização e produção. É um programa acompanhado por quatro profissionais voluntários das áreas de marketing, finanças, recursos humanos e produção. Neste Programa, são explicados os fundamentos da economia de mercado e da atividade empresarial através do método Aprender-Fazendo, em que cada participante se converte em um miniempresário.