Escola Estadual de Ensino Fundamental Marcello Cândia

Parceiros

Escola Estadual de Ensino Fundamental Marcello Cândia

Escola Estadual de Ensino Fundamental Marcello Cândia

Tradicional rede brasileira de ensino beneficente.

http://www.marcelinas.com.br/marcellocandiabr

Com a chegada das primeiras religiosas Marcelinas: Irmã Rosa Gambella, Irmã Maria Giovana, Irmã Dolores Grecco e Irmã Libera Tedesco, em 1975, a convite do Padre José Sardo para assumirem a administração da comunidade Jayme Aben Athar (existente desde 1950) em Porto Velho, marcam o inicio da missão da Congregação com atendimento às pessoas hansenianas, que necessitavam de um ambiente propício para sobrevivência, tratamento e recuperação generosa caridade.

Por possuírem, desde o berço da congregação, o carisma educacional, as Irmãs logo perceberam que os pacientes, muitos ainda jovens, não eram alfabetizados e que para vencer a luta contra a doença era necessário adquirir o conhecimento cientifico básico, pois, as seqüelas causadas pelo bacilo de hansen limitavam as forças impedindo-os de exercerem o trabalho que eram acostumados a desempenhar. Foi construída, uma pequena sala para que funcionasse a escola, na época, "Bernardo Simeão" em parceria com a escola Pe. Moretti através do ensino supletivo.

O projeto educativo da Associação Beneficente "Casa de Saúde Santa Marcelina", financiado pela fundação Cândia, foi elaborado em duas etapas. A primeira iniciada em 1984 para atender crianças na creche e no pré-escolar, a segunda, em 1987, para crianças na fase de 1º grau (atual Ensino Fundamental).

Fundada na generosa doação de pessoas preocupadas com o sofrer do irmão, e no constante trabalho das irmãs de Santa Marcelina que querem para esta sociedade um futuro mais humano e cristão, a escola foi inaugurada, no dia 20 de outubro de 1987 e firmada com o nome de "Escola Dr. Marcello Cândia". O novo prédio escolar era composto por um salão para reuniões, refeitório, cozinha, dispensa para alimentos, banheiros, salas para serviços administrativos e 10 salas de aula, para atender não somente os pacientes e seus filhos, bem como, todas as pessoas que moravam na redondeza visando eliminar a marginalização e favorecer a integração dos mesmos na sociedade. Em meio à beleza da floresta Amazônica, localizada á 17 km da cidade de Porto Velho, capital do estado de Rondônia, a margem esquerda da BR 364, a Escola Dr. Marcello Cândia quer ser grande em seu projeto de educação: Favorecer a comunidade carente da região com um ensino e uma educação que os faça homens novos para um mundo novo.

Em 1993, por não conhecerem bem a história de Jayme Aben Athar, as pessoas que já residiam na comunidade reuniram-se em conselho com as Irmãs e decidiram homenagear a Santa protetora da Congregação denominando a comunidade como "Santa Marcelina".

A escola, hoje, é referencia em educação pública e possui uma equipe de educadores preocupados em desenvolver a missão de transformar a sociedade a partir da educação, à luz do evangelho, utilizando a ciência como meio e instrumento orientando os alunos para que possam cumprir com emprenho, garra e vontade seus deveres de estudantes e, assim, alcançarem os méritos de cidadãos críticos e participativos inserindo-se no processo de construção de uma sociedade justa, fraterna e solidária.

Programas apoiados pela empresa