EMPRESA EM AÇÃO

Programas

EMPRESA EM AÇÃO

EMPRESA EM AÇÃO

ENSINO FUNDAMENTAL 

Ajuda os estudantes a entenderem as principais características do sistema aconômico do Brasil e o papel das empresas nesse contexto. As atividades são projetadas para reforçar conceitos econômicos ensinados em história e geografia. Os estudantes aprendem as etapas envolvidas no planejamento de um negócio, produção e comercialização de um produto. 

Quero ser um voluntário!

Conheça mais

Atividades

Objetivos educacionais

Conceitos e habilidades

Uma Parada de Sucesso do

Consumidor

×    Estudantes identificam bens e serviços que querem ou que geralmente compram e discutem como as empresas afetam suas vidas.

×    O papel dos negócios na nossa vida diária.

A Empresa em Ação

×    Estudantes interagem como produtores e consumidores de doces para aprender sobre os benefícios da competição no nosso sistema.

×    Propriedade privada.

×    Competição.

×    Sistema de preços.

A Roda dos Negócios

×    Estudantes aprendem sobre os recursos necessários para operar uma fábrica de biscoitos. Também desenvolvem planos de negócios.

×    Identificação de recursos necessários para administrar negócios.

×    Incentivos econômicos.

Análise de um Hambúrguer

×    Estudantes estimam os custos envolvidos em uma empresa de hambúrgueres e descobrem que as margens de lucro geralmente são baixas.

×    Lucro.

×    Despesas típicas envolvidas nos negócios.

Organização de Empresas

×    Estudantes identificam os diferentes tipos de empresas.

×    Empresário.

×    Sociedade Limitada.

×    Sociedade Anônima.

Produção de Carros

×    Estudantes aprendem formas de produção e como isso influencia na produtividade e na qualidade de uma empresa.

×    Produção.

×    Produtividade.

×    Qualidade.

O Mercado de Bonés

×    Estudantes competem simulando vendas para criar  curvas de oferta e demanda, e descobrem como o ponto de equilíbrio é estabelecido.

×    Demanda, oferta e preço de

×    mercado.

×    Uso das curvas de oferta e demanda.

Do Produtor ao Consumidor

×    Estudantes aprendem a função do marketing. Eles exploram a propaganda e desenvolvem uma campanha publicitária.

×    Marketing.

×    Estratégias de propaganda - slogans, apelos racionais e emocionais.

Mantendo a Margem de

Competitividade

×    Estudantes, atuando como consultores de administração, ajudam uma empresa a melhorar seu programa de treinamento e a moral de seus empregados.

×    Técnicas de resolução de problemas.

×    A importância, para a produtividade, de uma força de trabalho bem treinada.

Empresas e a sua Comunidade

×    Estudantes aprendem como as despesas dos negócios tornam-se receitas para outros.

×    O fluxo de dinheiro, bens e serviços através da comunidade.

Empresas e Responsabilidade

Social

×    Estudantes discutem problemas éticos e econômicos que as empresas normalmente enfrentam.

×    Usam um modelo de decisão para resolver problemas empresariais e sociais.

Debate em Cidadópolis

×    Estudantes identificam os tipos de bens e serviços comumente providos pelo governo.

×    O papel do governo na economia.

×    Bens públicos.

Indicadores Econômicos

×    Estudantes mensuram a saúde da economia usando estatísticas para descrever tendências econômicas.

×    Leitura de tabelas, gráficos e

diagramas.