Notícias

Voltar para as notícias

Vendas da Feira de Miniempresas chegam a R$ 11 mil

01/11/2016

Foi um final de semana de aprendizado para os estudantes do ensino médio de nove escolas públicas e privadas de Porto Alegre e do Projeto Pescar da Vonpar Refrescos S.A. Participando da 45a Feira de Miniempresas, promovida pela Junior Achievement do Rio Grande do Sul (JARS), os jovens tiveram contato direto com os consumidores e puderam, além de comercializar seus produtos, falar das qualidades e propriedades de cada um deles. O faturamento global ao final dos dois dias do evento fechou em R$ 11 mil, sendo que os resultados das vendas contribuem para aumentar a rentabilidade de cada miniempresa, uma das premiações mais cobiçadas pelos achiervers.

Realizada no sábado (29/10) e domingo (30/10), no Shopping Iguatemi, a feira levou os jovens a pensarem em logística, pontualidade, montagem de PDV, estoque e estratégia de vendas, em uma verdadeira prova de fogo. De acordo com a gestora de Programas da JARS, Daisy Costa, é um momento de testar os produtos elaborados e de colocar em prática, técnicas de vendas atraentes e que despertem o interesse do público.

- Estar em um local como o Iguatemi e travar este contato com o público é uma experiência riquíssima para os achievers. Eles saem com mais aprendizado, ampliando seus conhecimentos a respeito de empreendedorismo. Isso é fundamental para o desenvolvimento de suas miniempresas e para terem uma visão geral do quanto é preciso superar desafios para empreender no Brasil - destaca Daisy.

O pai da achiever Aline Costa, do Colégio La Salle Santo Antônio, Edmílson Costa, falou sobre a importância da atividade no crescimento do desempenho escolar da filha.

- Lá em casa está sendo possível acompanhar a transformação da Aline acontecendo. O conhecimento que ela está adquirindo têm sido fundamental para seu crescimento pessoal - relata Edmílson.

Para a jovem Larissa Pereira, integrante do Projeto Pescar da Vonpar, a feira foi uma experiência muito intensa. Segundo a estudante, lidar com a aceitação do público e negociar preços foi um grande aprendizado.

- Nós produzimos a safe bag, uma bolsa anti-furto e anti-perda, ideal para guardar pequenos pertences que muitas vezes precisam estar em um local seguro. Nós temos plena confiança em nosso produto e aceitação do público reforçou este sentimento - ressalta Larissa.

Participam do semestre 2016/2 do Programa Miniempresa as seguintes escolas: Associação Escola Panamericana de Porto Alegre, com a Sticky S.A/E; Colégio Anchieta, com a Holden S.A/E; Colégio La Salle Santo Antônio, com a Apoiaí S.A/E; Colégio Marista Nossa Senhora do Rosário, com a Vivá S.A/E; Colégio Murialdo, com a Pratz S.A/E; Centro de Ensino Médio Pastor Dohms, Unidade Higienópolis, com a Stütz S.A/E; Colégio Santa Inês, com a Fitowel S.A/E; Centro de Ensino Médio Farroupilha, do Colégio Farroupilha, com a Horizon S.A/E; Escola Técnica Estadual Parobé, com a Luminus S.A/E; e Projeto Pescar Vonpar, da Vonpar Refrescos S/A, com a Safe Bag S.A/E.

O Programa Miniempresa oportuniza que jovens estudantes do ensino médio de instituições de ensino públicas e privadas vivenciem o mundo do empreendedorismo, organizando e operando a empresa. Eles recebem noções das principais áreas que impulsionam seus negócios, como marketing, finanças, recursos humanos e produção.

Redação: César Moraes
Coordenação: Marcelo Matusiak