Notícias

Voltar para as notícias

Empresário- Sombra Por Um Dia

23/11/2015

Realizado nesta última segunda-feira, 23, o Empresário Sombra reuniu 12 alunos na visita guiada à sede da Eletro Hidro Ltda (EHL), onde os estudantes conheceram tanto os setores administrativos quanto aqueles nos quais ficam as máquinas de grande porte que atuam em obras de engenharias em todo o Estado. Um dos anfitriões dos jovens visitantes, o engenheiro civil e gestor de frotas da EHL, Johnny de Castro, elogiou a iniciativa. “A maioria destes alunos está em fase de decisão sobre que carreira seguir. Por isto, uma atividade desta pode ajudar a aguçar uma vontade nova em alguns deles, que estão conhecendo de perto a nossa rotina, cada setor e a responsabilidade de cada função dentro da empresa. A EHL é receptiva a este tipo de ação e torce para que todos que vieram se tornem grandes profissionais empreendedores no futuro”, disse Johnny.

Aluno da 2ª série do Ensino Médio do Colégio Objetivo, Edvan Barreira Gomes Júnior saiu entusiasmado da visita à empresa. “É um grande estímulo ver tudo de perto, poder conversar e tirar todas as dúvidas que temos. Uma coisa é você imaginar como é a vida em uma empresa grande de engenharia; já outra é você ter a chance de conhecer tudo isto pessoalmente, podendo perguntar o que quiser. Eu admiro muito a área da construção e também gosto muito de máquinas. Agora, tenho certeza que vou seguir carreira ou em engenharia civil ou na mecânica ou na aeronáutica; só sei que vou formar em uma delas”, garantiu o determinado estudante de 16 anos.

Outra que sentiu o desejo de atuar junto à engenharia despertar dentro de si foi Zanetty Vieira Borges, de 14, aluna do 9º ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal Beatriz Rodrigues da Silva. “Com um dia como este, a gente aprende muito sobre como ser criativo, inovar e busca soluções para coisas que a gente nem conhecia. E poder fazer isto com um grupo de outros alunos é bom, porque ajuda a gente a pensar como grupo mesmo, contando com o ponto de vista de cada um. Ainda estou nova para ter certeza, mas eu já pensava em ser engenheira civil e o dia de hoje me empolgou ainda mais com a profissão”, destacou a estudante.

Com base neste princípio, o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado do Tocantins (Sinduscon-TO) foi parceiro da associação Junior Achievement Tocantins na execução do programa Empresário Sombra Por Um Dia.

Presidente do Sinduscon-TO, Bartolomé Alba Garcia, enxerga com bons olhos a inserção dos jovens alunos no cotidiano empresarial, amadurecendo neles um pensamento profissional, o que pode refletir, positivamente, nas decisões futuras que virão a tomar. “O Sinduscon é total incentivador de ações que promovam o aprimoramento dos nossos jovens. Cada vez mais cedo, eles têm se despertado para o empreendedorismo e para as atividades ligadas ao desenvolvimento do País; e o ramo da construção civil, sem dúvida, é um dos que se destacam neste sentido”, ressaltou o presidente que, devido a reuniões pré-agendadas, não pôde comparecer à atividade do projeto realizada na sede do Sinduscon-TO, no início da noite desta segunda, 23.

Para a diretora-executiva do Junior Achievement, Adriane Lussani, a participação do Sinduscon-TO foi fundamental para a boa execução do projeto. “O Sinduscon nos abriu as portas para esta parceria, inclusive mediando a possibilidade de visitarmos a empresa de engenharia e cedendo a sala de reuniões da própria sede para a reunião final e a entrega dos certificados. Este estímulo aos jovens é importantíssimo; alguns deles podem vir a ser colaboradores da construção civil ou fornecedores. Investir no empreendedorismo jovem é fundamental para formação de uma geração de novos líderes; até costumamos dizer a eles ‘vocês poder ser o que quiserem, desde que sejam os melhores no que escolheram ser’”, afirmou a diretora.