JA Brasil abre inscrições para curso online e gratuito de suporte em TI

JA Brasil abre  inscrições para curso online e gratuito de suporte em TI

A JA Brasil, uma das maiores organizações mundiais voltada para o empreendedorismo juvenil, abre inscrições para o programa Tech.Já. Realizada com o apoio do Google.org e do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), a iniciativa busca capacitar estudantes na área de Tecnologia da Informação (TI). Este ano, são aproximadamente 500 vagas distribuídas entre os estados de São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco, Distrito Federal, Amazonas e Paraná. As inscrições estão abertas até o dia 23 de fevereiro e devem ser realizadas pelo link http://bit.ly/TechJa


Com duração de cinco meses, com dedicação de cinco dias por semana, o programa será realizado de forma totalmente online e gratuita. A iniciativa é destinada para jovens de baixa renda, que estudam ou foram formados em escolas da rede pública. Além disso, o interessado não pode ter tido ou estar vinculado a algum emprego com registro na carteira (CLT) ou em qualquer curso profissionalizante.


"O Brasil vive uma carência gigantesca de profissionais da área de tecnologia. São milhares de vagas não preenchidas pela falta de pessoas  capacitadas para a ocupação desses cargos. Temos como missão transformar o futuro destes jovens, preparando-os para o mercado de trabalho e despertando neles o interesse pela área", comenta Bety Tichauer, diretora-superintendente da JA Brasil. 


Entre o total de alunos, o programa busca alcançar 35% de mulheres e 30% de jovens na qual a família possui até um salário mínimo per capita. O programa ainda dará prioridade para pessoas negras e LGBTQIA+ no processo seletivo. Além disso, outra ação de inclusão que será realizada pelo programa é o empréstimo de computadores e instalação de internet para os alunos que não possuem estes recursos. 


"Enxergamos neste projeto a oportunidade de juntarmos forças com o Google.org e com o BID Lab para um objetivo único, o de criar caminhos para milhares de jovens brasileiros, contribuindo com o desenvolvimento do país como um todo. E fazemos questão de abrir a porta para aqueles que, por razões socioeconômicas, têm mais dificuldade de ingressar no mercado de trabalho", conclui Bety Tichauer.  


Ao final do curso, os alunos receberão um certificado profissional de suporte em TI do Google e uma certificação da JA Brasil. Os jovens que concluem o certificado passam a integrar bancos de talentos de empresas parceiras, como Localiza, Rappi, Coca-Cola Brasil, Google, Magazine Luiza e Telhanorte, podendo ser chamados para entrevistas no caso da disponibilidade de vagas. 


Pilotos


O Tech.Já foi lançado no início do último ano, em formato piloto e presencial. O curso atendeu mais de 70 alunos em São Paulo, Porto Alegre, Recife e Florianópolis. A pandemia, no entanto, exigiu uma adaptação do programa para o formato online. A iniciativa rendeu à JA Brasil o ‘Prêmio Super-Heróis do Desenvolvimento 2020’, entregue pelo BID, pelo esforço e criatividade da instituição para manter suas atividades mesmo com as dificuldades impostas pelo avanço da covid-19. Entre os alunos formados em dezembro de 2020, alguns já conseguiram colocação no mercado. 


Para a nova edição do programa, a JA Brasil contratou a Numi Educação, visando uma remodelação do formato e dos conteúdos ministrados. A iniciativa tem como intuito propiciar aos alunos a melhor experiência de aprendizado no ambiente virtual. Para isso, a consultoria ouviu parte dos alunos que encerraram o curso em dezembro e também os professores, para compreender suas principais necessidades e ajustar o programa a suas rotinas. 

25.Jan


Deixe comentário