JA Brasil cria game com ajuda da Accenture para preparar jovens na entrada do mercado de trabalho

JA Brasil cria game com ajuda da Accenture para preparar jovens na entrada do mercado de trabalho

Para ajudar os jovens na difícil missão de ingressar no mercado de trabalho, a JA Brasil em parceria pro-bono com a Accenture Brasil, líder global em serviços profissionais, criou o game VUCA, inspirado na expressão que indica que o momento atual é marcado por volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade. Como forma de incentivar esses jovens na busca pelo conhecimento e aprendizado constante e prepará-los para o início da jornada profissional, a proposta do jogo é motivar jovens que cursam os ensinos fundamental e médio da rede pública (de 12 a 15 anos). 


O game é totalmente virtual e gratuito, não precisa de assinatura e pode ser jogado sozinho. Ele foi desenvolvido dentro do sistema ReactJs, utilizando o motor BoardGameIo: uma biblioteca de código aberto para jogos de tabuleiro. Ele lembra os jogos de tabuleiro em que os participantes precisam resolver problemas do dia a dia. O jogo é composto por perguntas e respostas em que o participante é desafiado de acordo com seus conhecimentos. Cada sessão dura em média 30 minutos e o desafio é alcançar os mil pontos em até 45 rodadas.


“O VUCA é uma ferramenta de aprendizado que pode contribuir muito para apresentar a esses jovens a importância do conhecimento e o quanto o saber abre portas e agrega valor para nossa vida e evolução. É somente através do conhecimento e prática que expandimos nossa mente e agregamos valor para o nosso crescimento e para o mundo. O mercado de trabalho é dinâmico e cada vez mais exigente e quem estiver preparado para iniciar no mercado, certamente vai destacar e desempenhar melhor sua atividade. Essa parceria com a Accenture iniciou aqui na JA São Paulo e identificamos a oportunidade de expandir para todo o Brasil”, comenta Cibele Lara, diretora executiva na JA São Paulo.  


A Accenture Brasil doou para a JA Brasil o desenvolvimento e a adaptação do game. O game é totalmente digital e tem como proposta instigar os jovens a buscarem mais conhecimento e mostrar a importância dos estudos, de permanecer na escola e agregar informação para atingir seus objetivos futuros. 

"Na Accenture, nossa missão é preparar o mundo, as organizações e, principalmente, as pessoas para a mudança. Criamos histórias de sucesso compartilhado e levamos inovação a cada projeto, com um olhar social, desenvolvendo conhecimento e permitindo que as pessoas possam exercer todo o seu potencial e criatividade. Conectado a esse propósito, abraçamos a ideia junto à JA Brasil de criar e desenvolver um game relevante para os jovens estudantes. Acreditamos no potencial dessa juventude e somente por meio da educação é que eles poderão ampliar as oportunidades e a capacidade de sonhar”, disse Matthew Govier, líder de Cidadania Corporativa na Accenture.


Storytelling 


O jogo tem quatro personagens: Cris, Milena, Brenda e Jonathan, que estão passando por um período decisivo, o Ensino Fundamental, e que está começando e os novos desafios do Mundo VUCA (volátil, incerto, complexo e ambíguo) também. E para enfrentarem tudo isso contam com a ajuda de um jovem do outro lado da tela, que tem como missão ajudar essa galera a passar por essas três etapas essenciais e decisivas na vida de todo jovem, o Ensino Fundamental, Médio e Superior. 

O universo desses personagens é bastante semelhante ao nosso, conectados, acelerados, muitas vezes confusos e inseguros quanto ao futuro. O game traz uma oportunidade mostrar para esses personagens que é preciso conhecimento, pensamento crítico e tomada de decisão para enfrentar os desafios da vida.

O jogador que chegar à pontuação máxima de mil pontos de experiência chega ao Portal Z (portal das oportunidades), momento este de conquistar a carreira dos sonhos. 


Acesse: https://gamevuca.org.br

10.May


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