As sementes que plantamos

As sementes que plantamos

A JA é uma organização de educação empreendedora, mas também podemos dizer que o nosso trabalho é plantar sementes. Muitas, aos milhares… e depois observar e aplaudir as árvores que conseguiram crescer. 

Nem todas as sementes dão árvores, algumas nem nascem, outras ficam medianas, mas outras vêm com força. Se tornam grandes, fortes e geram frutos que geram novas sementes, que plantadas, dão novas árvores e assim o ciclo se retroalimenta de forma constante.


As sementes são os jovens que passam pelos nossos cursos, quanto mais jovens conseguirmos alcançar, melhor.  

Uma das nossas árvores mais frondosas e potentes se chamava Eraldo Fonseca.


Olha ele aqui, ainda semente, participando do Miniempresa em 2002.


Eraldo ao fundo, do lado esquerdo da foto, com camiseta branca


Logo após essa foto, a semente Eraldo brotou e surgiu uma linda mudinha de árvore, bem curiosa e determinada. Ele passou a frequentar o Nexa - Núcleo de ex-achievers da JA - para se manter engajado com o movimento iniciado pela JA, continuar se desenvolvendo e também apoiar o desenvolvimento de outras mudinhas.


Essa mudinha se tornou uma planta mais forte, resistente e começou a ficar perto da JA atuando como voluntário. Ele acreditava que iria fazer a diferença no mundo, impactar outros jovens, como ele havia sido impactado.

E assim foi feito. Assim ele fez!

Em 2010 Eraldo era uma árvore potente, já criando suas próprias sementes. Levava jovens do Brasil inteiro para eventos de empreendedorismo. Incansável, sempre tinha um conselho para dar e um ombro amigo para apoiar. 



Eraldo foi muito importante para a JA no Brasil. Era uma de nossas árvores mais frondosas. Com sua dedicação impactou mais de 1.000 jovens que viram nele exemplo de força, garra e determinação.

Ele acreditava no poder da juventude, e deu oportunidade para várias pessoas se desenvolverem. Eraldo viajou por cerca de 4 meses para motivar jovens amantes do empreendedorismo a fundar o Núcleo de Ex-Alunos da JA em vários Estados do Brasil, oportunidade que, até então, era super restrita. O Nexa deu um salto de amadurecimento quando ele criou o Estatuto que ainda rege os Núcleos. Transformou esse movimento em algo nacional, que abraça os desejos ousados de jovens que querem sempre fazer e aprender mais, inclusive com o evento anual de reunião das lideranças do Nexa...foi um gigante! Membro da diretoria do Findinexa, evento imersivo que transforma a vida de muitos jovens anualmente no Piauí... era um criativo!

Amoroso, rabugento, muito amigo dos seus amigos e de uma habilidade incrível no relacionamento com os jovens. 

Amou a JA e cuidou como se fosse dele. 

Eraldo de camiseta vermelha ao lado direito da foto no Findinexa 2013


Nos inspirava a fazer mais e melhor, pois sempre entregava muito mais do que o esperado. Sempre que tiver um Nexa vibrante, lá tem o trabalho e o legado do Eraldo.

Se você quer entender melhor quem foi esse homem, dá uma olhada aqui nesse post.

Obrigada por tudo, Eraldo!

Tivemos que nos despedir, mas você permanece vivo em cada um de nós, que fomos tocado pelo seu trabalho incansável. Seu legado nunca será esquecido. 

25.Jun


Deixe comentário