INOVAÇÃO PARA O ENFRENTAMENTO DA EVASÃO ESCOLAR EM TEMPOS DE CRISE

INOVAÇÃO PARA O ENFRENTAMENTO DA EVASÃO ESCOLAR EM TEMPOS DE CRISE

Cortar gastos, replanejar, mudar de direção, recuar. Esses são alguns dos imperativos que veem a cabeça quando o assunto é crise. Contudo, é preciso lembrar que crise também é tempo de se reinventar. É o que decidiu fazer a Junior Achievement (JA), uma organização sem fins lucrativos que há 100 anos prepara jovens para o mercado de trabalho e empreendedorismo.

Diante da crise provocada pela pandemia da Covid-19 e o consequente isolamento social, a Junior Achievement lançou o JA Startup online, um programa JA Brasil com parceria da @StartSe. 100% online e gratuito, o projeto é destinado para os jovens estudantes do ensino médio de escolas públicas de todo o Brasil. Seu objetivo é apresentar a eles conceitos e ferramentas para transformar suas ideias em startups de alto impacto.

“Acreditamos que a educação é uma ferramenta poderosa em tempos de transição e que a educação empreendedora se tornará ainda mais essencial no momento de reconstrução da economia.”, declara Cezar Almeida, presidente da JA-Bahia.

 

A realidade da evasão escolar no Brasil

O Brasil tem mais de 24,8 milhões de jovens dos 14 aos 29 anos fora da escola, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) do IBGE (2016). Grande parte deste grupo (19,7%), afirma ter abandonado a escola por falta de interesse ou atratividade no sistema de educação.

O modelo de educação vigente nas escolas é o mesmo há 200 anos. Formado no período das revoluções industriais, ele forma repetidores e não questionadores do ambiente. Somando isso a uma infraestrutura precária, como a do ensino público nacional, não é muito difícil compreender esse número. Em tempos de isolamento social provocado pela pandemia do novo coronavírus e o consequente fechamento de escolas, a expectativa é de que essa realidade se intensifique ainda mais.

Por isso a JA recorreu a inovação e, mais uma vez, adaptou-se para viver esses tempos de isolamento. É aí que surge o Programa JA Startup, um projeto de seis encontros, dois por semana, com mentores especialistas em inovação, empreendedorismo e tecnologia. Os encontros serão onlines e as mentorias, ao vivo com os mentores.

A iniciativa dá início a uma série de ações que fazem parte do plano de contingência da Junior Achievement Bahia para o enfrentamento desta crise. As inscrições vão até 06/04 e podem ser feitas através do site:http://jastartup.online. As vagas são limitadas. Para outras informações, acesse as redes sociais da JA Bahia:

Instagram: / Facebook:


Sugestão de fonte: Cezar Almeida, presidente da JÁ Bahia


Véiculo: Portal RBN


08.Apr


Deixe comentário