Jovens preparados para enfrentar o futuro

Jovens preparados para enfrentar o futuro

Na terça-feira, 06 de agosto, os jovens participantes do Futuramente apresentaram os planos de vida desenvolvidos durante o projeto. O evento contou com a apresentação do “Mestre Sem Cerimônia”, Lucas Veríssimo, que conduziu as apresentações engajando o público e motivando os alunos. Os mentores e os pais dos jovens também assistiram as apresentações. O projeto é uma iniciativa do Instituto MRV em parceria com a JA Minas Gerais. O objetivo é incentivar e preparar os jovens para o futuro. Nessa edição participaram 12 jovens, filhos de colaboradores da MRV.


“Participar do projeto é uma oportunidade única de organizar os meus pensamentos e me ajudou bastante a tomar algumas decisões. Além disso, aprendi como gerenciar minha carreira, entendi que podem ocorrer mudanças e eu não devo ter medo de começar de novo se necessário” explica a jovem, Isadora Aguiar.


Durante três meses, os participantes contaram com a mentoria de voluntários de diversas áreas de atuação. O projeto foi divido em 5 módulos, cada um com um programa desenvolvido pela JA. Os programas Innovation Camp, Futuro do Trabalho, Habilidades para o Sucesso, Gestão de Projetos — Habilidades Para a Vida e Minha Idéia de Negócio contribuíram para o desenvolvimento profissional dos alunos.


De acordo com a analista do projeto, Bruna Dolabella, foi incrível como os alunos cresceram ao longo das atividades, se descobrindo e chegando a conclusões que antes desconheciam. “O projeto veio com o intuito de entrar como meio de auxiliar os jovens participantes a refletirem sobre seus interesses, habilidades, competências e desafios, de maneira a conseguir a partir de cada etapa, melhorar ainda mais no planejamento das próprias vidas. A partir do projeto eles conseguiram afirmar qual habilidade possuem, quais devem desenvolver e aonde se encaixam no mercado de trabalho, de acordo com esses resultados e de outros testes de personalidade. Certamente foi uma oportunidade única e marcou a vida de todos” relata.


Com o cenário desfavorável no mercado de trabalho, incentivo e capacitação dos jovens se torna essencial para a inserção na vida profissional. Os programas ensinam sobre carreiras de alto crescimento, áreas STEM, 4° revolução industrial, inovação, gestão de projetos, o funcionamento de um negócio e práticas de preparação para o mercado de trabalho. Além disso, todos os participantes aprenderam a estruturar e desenvolveram um plano de vida. Durante o projeto alguns jovens conseguiram até mesmo decidir qual curso vão fazer na faculdade.


Para Melissa Pena, o projeto foi uma ótima oportunidade para ampliar sua visão sobre as possibilidades para o futuro e a ajudar a tomar decisões. “O que eu mais gostei nesse projeto foi que vocês abriram a minha mente para o futuro. Eu achei maravilhoso tudo que consegui aproveitar disso! Gostaria de agradecer ao pessoal do projeto que me ajudou a definir o meu futuro, essa com certeza foi a parte que eu mais gostei.”



08.Aug


Deixe comentário