Empreendedores de Minas — Rodrigo Cartacho

Empreendedores de Minas — Rodrigo Cartacho

“Nascido empresário, levado a ir lá e fazer acontecer. Vivi no exterior por nove anos em diferentes países e continentes. Falha e sucesso, aprendi rápido em ambos os casos” essa é a descrição de Rodrigo Cartacho no Linkedin. Para quem não conhece, o empreendedor é co-fundador da Sympla e já abriu um total de sete empresas.


Com 38 anos, é formado em Comunicação Social (PUC Minas), com especialização em Publicidade e Propaganda e possui mestrado em Administração de Empresas (Universidade de Girona, em Barcelona). E seu primeiro empreendimento começou logo nos períodos da faculdade, nos anos 90. Logo de cara, montou três negócios de uma só vez: um estúdio de design, outro para ensaio de bandas e uma produtora para eventos culturais. Tudo isso dentro da mesma casa, no bairro São Pedro.


Foi gerindo os empreendimentos em paralelo com os estudos na faculdade. Em 2003 vendeu tudo e foi viajar pelo mundo. Se interessou pelo setor de turismo e decidiu abrir um albergue em Barcelona, no estilo Boutique (Uma versão mais moderna e arrojada dos albergues, que faz sucesso entre os jovens). Deu tão certo, que em três meses, virou o melhor albergue de Barcelona, o número um no Trip Advisor. Depois disso, também montou um agência de design com foco em web.


Cartacho voltou para o Brasil por um período e logo depois foi morar em Budapeste, na Hungria. Reabriu a agência de design, com foco em UX, um conceito novo na época. Além disso, também abriu uma companhia de compensação de CO2. Comandou as duas empresas até que o irmão e o outro sócio o chamaram com a idéia da plataforma de eventos.


Na virada de 2011 para 2012, voltou para o Brasil e iniciou os processos para montar a Sympla. A startup é uma plataforma de eventos que permite a possibilidade de criar, gerir, organizar e divulgar um evento. É a líder de mercado com o maior número de eventos do Brasil. Atualmente, tem sede em Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro e Recife.

19.Aug


Deixe comentário