280 novos empreendedores se formam pelo Miniempresa

280 novos empreendedores se formam pelo Miniempresa

Na noite desta quarta-feira, 28 de agosto, aconteceu a solenidade de formatura do Programa Miniempresa 2019. Mais de 400 pessoas estiveram presentes para prestigiar os alunos. O Teatro Sesiminas recebeu o evento, que contou com 280 alunos de 10 instituições de ensino de Belo Horizonte. A gerente geral da JA Minas Gerais, Brenda Santos, deu boas vindas a todos e incentivou os alunos a permanecerem no caminho do empreendedorismo.


Estavam presentes também Mariana Yazbeck, gerente da FIEMG Lab e paraninfa das turmas, o vice-presidente e o diretor do conselho da JA Minas Gerais, Aristides Newton e Marco Antonio Guimarães, Fernando Campos, diretor de atendimento da Solution, Mariana de Toledo e Leonardo Ortiz, do Empreendedorismo Legal, Sheila Aparecida e Adelaine Bueno, do Instituto Unimed-BH e Adiéliton Galvão, Marina Souza e Washigton Luiz, da CEMIG.


Além disso, o evento também contou com a presença dos representantes de todas as escolas envolvidas no projeto: Escola Santo Tomás de Aquino, Escola Estadual Santos Dumont, Colégio Dona Clara, Escola Estadual Caetano Azeredo, Escola Estadual Maurício Murgel, Colégio Sagrado Coração de Jesus, Colégio Frederico Ozanan, Escola Estadual Professor e Escola Estadual Deputado Ilacir Pereira Lima.


Os destaques

Durante o evento, os alunos que mais se destacaram por sua responsabilidade, comprometimento e pela forma inovadora de enfrentar desafios, com as premiações “Vendedor Destaque” e “Achiever Destaque”. Confira quem levou a medalha para casa:


Colégio Frederico Ozanan (KeepDreams)


Vendedor Destaque: Clarisse Vitória e Micaella Sthéphani


Achiever Destaque: Marcele Vieira


Colégio Sagrado Coração de Jesus (Pulsar)


Vendedor Destaque: Isaac Fima


Achiever Destaque: Ana Clara Perlatto


Escola Santo Tomás de Aquino (Limpin)


Vendedor Destaque: Lucas Xisto


Achiever Destaque: João Vinicius Cabral


Escola Estadual Caetano Azeredo (Ecossence)


Vendedor Destaque e Achiever Destaque: Júlia Oliveira


Escola Estadual Deputado Ilacir Pereira Lima (Harmonize)


Vendedor Destaque: Yara Alves


Achiever Destaque: Augusto de Coeli


Escola Estadual Maurício Murgel (Econudos)


Vendedor Destaque: Thainara Vitória


Achiever Destaque: Gabriel Brian


Escola Estadual Professor Moraes (Alternartiva)


Vendedor Destaque: Geovanna Danielle


Achiever Destaque: Nathalia Moreira


Escola Estadual Santos Dumont (J.A Towel)


Vendedor Destaque e Achiever Destaque: Analice Coutinho


Instituto Unimed — BH (Rolling Safe e Aroma Essential)


Vendedor Destaque: Wanderson Dias — Rolling Safe


Vendedor Destaque: Wesley de Paulo — Aroma Essential


Achiever Destaque: Carolina Ribeiro — Aroma Essential


Achiever Destaque: Vinicius Rodrigues — Rolling Safe


Colégio Dona Clara (Recy Cups)


Vendedor Destaque: Beatriz Afonseca


Achiever Destaque: Eduarda Walesca


“O processo nem sempre foi fácil e eu tive que fazer escolhas. Mas foi muito bom ver que o nosso esforço foi reconhecido. Eu fiquei muito emocionada de receber essa premiação” conta a diretora de RH da Harmonize, Esther Queiroz. A jovem subiu ao palco com lágrimas nos olhos para receber a premiação de Top RH pela sua Miniempresa. Confira os ganhadores das outras categorias:


  • Top Marketing — Pulsar

  • Top Rentabilidade — Pulsar

  • Top Inovação — Econudos

  • Top Socioambiental — Econudos

  • Top RH — Harmonize

  • Miniempresa Destaque — Econudos

  • Desafio Nexa –Econudos

E a grande vencedora da noite foi a miniempresa Econudos, que produziu o canudo ecológico feito de bambu. Os jovens, da Escola Estadual Maurício Murgel, levaram quatro prêmios para casa. A aluna, Ana Beatriz, conta que receber todas essas premiações foi um misto de emoções. “A melhor parte foi perceber que todo o trabalho e esforço que a gente teve, valeu a pena. E acho que a gente consegue inspirar outras pessoas a pensarem que é possível chegar “lá” e alcançar os seus objetivos” relata.


Encerramento


E para encerrar em grande estilo, a Formatura de Miniempresas 2019 recebeu uma apresentação da Escola de Dança Affetto. Os jovens dançarinos envolveram a platéia com uma apresentação de Jazz e de Zumba. E o evento se encerrou formando os novos 280 empreendedores de Belo Horizonte.


Sobre o Miniempresa


Encontros semanais, com aulas de 3h30m, em uma jornada de 15 semanas, vão proporcionam aos participantes conhecimentos de livre iniciativa, mercado, comercialização e produção. Os voluntários, acompanham o desenvolvimento dos jovens, ensinando os conceitos e aplicando o método Aprender-Fazendo, onde todos colocam a “mão na massa” e caminham para a transformação em um miniempresário.


Através do programa os alunos executam todo o processo de criação de uma empresa, desde a concepção e registro do negócio até a venda do produto escolhido. O grande momento do projeto é a Feira da Miniempresa organizada pela JAMG onde cada grupo apresenta seu produto para a venda ao público.


Uma pesquisa realizada com ex-alunos do Miniempresa, aponta que dois em cada cinco participantes abriram o próprio negócio após o envolvimento no programa. A Gerente Geral da Junior Achievement Minas Gerais, Brenda Santos, frisa a importância dos ensinamentos na vida dos jovens “O Programa Miniempresa é uma forma de estimular o jovem, que responde à altura, a tornar-se protagonista do seu próprio destino. Ajudamos a formar pessoas capazes de realizar as mudanças sociais, econômicas e políticas de que o nosso mundo precisa”, conclui.


Essa edição foi viabilizada em parceria com a Cemig, o Instituto Unimed-BH e a Localiza. Essas instituições acreditam no poder do empreendedorismo e investem nos jovens de Minas Gerais.

30.Aug


Deixe comentário