Qual a diferença entre Distanciamento social, isolamento e quarentena

Qual a diferença entre Distanciamento social, isolamento e quarentena

Em meio à pandemia devido ao novo coronavírus (Covid-19), esses termos tornaram-se frequentes no nosso dia-a-dia. Apesar de todos serem regimes que nos mantêm em casa para combater o vírus, eles não são sinônimos.  


Entender a diferença entre os termos é importante, já que cada um possui um nível de alerta sanitário e de liberdade da mobilidade da população, podendo variar de acordo com cada situação.


Distanciamento social: 

O distanciamento social busca, de forma voluntária, restringir a aproximação entre as pessoas como forma de controlar a disseminação da doença. No caso do coronavírus (COVID-19), por exemplo, as autoridades de saúde recomendam manter uma distância de 2 metros de outras pessoas, evitar locais com aglomeração, evitar abraços, apertos de mão e beijos. 


Isolamento

O isolamento é uma medida não obrigatória que serve para evitar a propagação do vírus. Ele separa as pessoas sintomáticas ou assintomáticas, que foram contaminadas ou estão com suspeita de terem contraído o vírus. Dependendo do grau, os pacientes podem ficar isolados em ambiente domiciliar ou em hospitais.

O Ministério da Saúde indica que prazo de isolamento é de 14 dias (tempo médio em que o coronavírus leva para se manifestar no corpo). O tempo pode ser estendido, dependendo do resultado dos exames laboratoriais. 

Existem dois tipos de isolamento: o vertical, que é destinado somente a grupos de risco, como idosos e pessoas com comorbidades (diabéticos, hipertensos, pessoas com algum comprometimento pulmonar) e o horizontal, que atinge toda a população. No segundo, todos que não trabalham com atividades essenciais devem ficar em casa.


Quarentena

A quarentena restringe o movimento e circulação das pessoas que foram ou podem ter sido expostas ao coronavírus. O objetivo também é observar se essas pessoas ficarão doentes. 

O termo se refere ao confinamento de 40 dias, mas atualmente, é possível que o período seja menor ou maior. 


Só saia de casa em casos de necessidade e se você estiver bem! E use máscara! :)




09.Apr


Deixe comentário