Dicas JASP: Como usar corretamente máscaras de tecido

Dicas JASP: Como usar corretamente máscaras de tecido

Uma das principais formas de contágio do novo coronavírus (COVID-19) acontece sobretudo por meio das gotículas suspensas no ar quando as pessoas espirram, tossem ou conversam. Mesmo que as máscaras não ofereçam 100% de proteção, ela é uma grande aliada para evitar a propagação do vírus. 


O uso das máscaras se tornou item de uso obrigatório para todos os cidadãos que circularem pelas ruas e estabelecimentos na cidade de São Paulo, uma medida para reduzir a exposição e o risco de infecção. 


Com isso, nós da JA São Paulo, preparamos dicas de como usar sua máscara de maneira correta para manter você e quem você ama seguros: 


1. Certifique-se que sua máscara está limpa: Antes de utilizar a máscara, que pode ser feita em casa, é preciso se certificar de que ela está limpa. O ideal é lavá-la com água e sabão, deixando de molho por cerca de dez minutos, esperar secar e só então usá-la. 

2. Higiene das mãos: Na hora de colocá-la, todo cuidado é pouco. Primeiro, é preciso esterilizar as mãos, lavando-as com água e sabão por cerca de vinte segundos ou higienizá-las com álcool. Só então pegue a máscara pela parte que se ajusta a orelha, nunca pela parte do tecido que ficará junto ao rosto. 

3. Todo cuidado é pouco: A máscara deve ser ajustada ao rosto de forma a cobrir o nariz e a boca. É importante que, durante a utilização, a pessoa evite tocá-la com as mãos. É comum, o item incomodar, o que leva o usuário a tocá-la para amenizar o desconforto. Isso não é recomendável. Em vez de dar proteção, o item poderá, nesse caso, contribuir para a contaminação se não for utilizado de forma correta. Toda vez que for preciso ajustá-la, deve-se higienizar a mão antes. 

4. Tenha mais de uma máscara: O ideal é que a pessoa tenha mais de uma máscara para fazer a substituição caso precise usar o item por um tempo mais longo. A cada duas horas ela deve ser trocada e guardada dentro de um saco plástico para ser higienizada mais uma vez e, só então, reutilizada.  Caso a peça fique úmida, é preciso também substituí-la porque ela perde a eficiência na proteção contra o vírus. E se caso você notar desgaste ou rasgos em sua máscara, descarte-a.  

5. Não compartilhe máscaras: Cada pessoa deve ter sua própria máscara. O item não deve ser compartilhado em hipótese alguma. O ideal,é diferenciá-la pela cor ou com algum marcador, como a letra do nome de cada usuário. 


Lembre-se do que NÃO fazer: 


  • Não cubra apenas a ponta do seu nariz e não deixe seu nariz de fora;
  • Não deixe seu queixo ou boca de fora;
  • Não abaixe a máscara ou deixe ela pendurada na orelha;
  • Não deixe ela frouxa no seu rosto;
  • Não manuseie a máscara sem higienizar suas mãos antes;
  • Não divida máscaras.


Só saia de casa em casos de necessidade e se você estiver bem! E use máscara! :)



05.Jun


Deixe comentário