Voluntariado: Perguntas Frequentes

Voluntariado: Perguntas Frequentes

Você quer ser nosso voluntário e ainda tem dúvidas sobre como o mundo do trabalho voluntário? Criamos um conteúdo exclusivo respondendo perguntas mais frequentes que recebemos.


O que é ser um voluntário da JA?

Para nós, da JA São Paulo, voluntário é aquele de doa seu tempo, seu trabalho e seu talento, promovendo ações que melhoram a vida de todos, com entusiasmo de ser um agente transformador e com vontade de contribuir para a formação de uma geração empreendedora. 

Capacitamos e orientamos os voluntários com treinamentos específicos para a aplicação de cada programa e damos todo o suporte e o acompanhamento na ação do voluntariado.

O voluntário contribui levando para os jovens, por meio da metodologia Aprender-Fazendo, seu conhecimento profissional e sua experiência pessoal, demonstrando também, com sua conduta voluntária, uma postura ética de cidadão responsável e comprometido com a formação da futura geração do nosso País.

Ao participarem dos nossos programas, os voluntários reveem importantes conceitos empresariais, exploram o trabalho em equipe e interagem com outros voluntários, tornando esta nova experiência um aprendizado não só para os jovens que participam dos programas, mas também para eles próprios.

 

O que é preciso para ser voluntário e qual característica do trabalho voluntário?

Qualquer pessoa pode ser voluntária. Basta ter motivação e espírito solidário para doar talento, tempo e trabalho para causas sociais e comunitárias, por vontade própria e sem receber remuneração. O trabalho voluntário não caracteriza vínculo empregatício e, portanto, não é regido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

 

Existe algum termo de responsabilidade ao trabalho voluntário? 

Sim. Os objetivos da JA São Paulo é Inspirar e preparar jovens para terem sucesso em uma economia globalizada. (Essa é a missão antiga. Atualizar para a nova missão)

Ao aceitar desenvolver este trabalho, o voluntário deve estar ciente de seus compromissos com:

- Seu colega voluntário: A atividade é um trabalho de equipe, se você tiver um imprevisto nunca deixe seu colega sem aviso prévio, e lembre-se que ele deve ser tão ocupado quanto você.

- A escola: A escola acreditou e liberou espaço (presencial ou online) e horários extracurriculares especialmente para o seu trabalho e espera por você!

- Os alunos: Os alunos se sentirão rejeitados se você faltar às aulas. Lembre-se que está lidando com jovens em formação e você é o exemplo, eles também fazem o programa voluntariamente.

- A JA São Paulo: Você é a linha de frente da JA São Paulo nos projetos e representa a imagem de uma organização internacional que existe desde 1919. 


É necessário assinar algum documento para exercer o trabalho voluntário?

Sim, é necessário que o voluntário aceite o Termo de Adesão ao Trabalho Voluntário a JA São Paulo, no qual devem constar as condições e leis do trabalho. Disponível em http://bit.ly/voluntariojasp


Há remuneração pelo trabalho voluntário? 

Não, este tipo de trabalho não é remunerado e não há nenhum benefício trabalhista que possa ser exigido como contrapartida.


O que é preciso para ser um voluntário?

Para ser um voluntário, é preciso ter disponibilidade, disposição e motivação. Além disso, é recomendado que o voluntário se identifique com os valores e missão da organização.


É necessário preparo para ser um voluntário?

Sim, para que o trabalho faça diferença é essencial que haja conhecimento sobre o voluntariado, os direitos e deveres como voluntário e sobre as possibilidades de realizar este tipo de ação. É importante ainda conhecer o campo de atuação, assim, você conseguirá desempenhar sua atividade com sucesso.

Nós capacitamos e orientamos os voluntários com treinamentos específicos para a aplicação de cada programa e damos todo o suporte e o acompanhamento na ação do voluntariado.


Quais são os deveres de um voluntário?

- Estar de acordo com o Termo de Adesão ao Trabalho Voluntário

- Participar dos treinamentos;

- Estudar o manual orientador e preparar as aulas de aplicação do programa;

- Aplicar o programa de forma presencial ou virtual, nas datas e horários combinados;

- Fornecer feedback para a JA sobre a aplicação do programa;

- Responder a pesquisa de satisfação;


Quais são os valores que o voluntário deve ter?

- Atuar com ética;

- Aproximar-se de universos distintos;

- Ter compromisso com os jovens;

- Respeitar a diversidade humana;

- Ser um exemplo positivo para os estudantes;

- Ajudar os outros a enfrentar suas necessidades e problemas;

- Trabalhar em equipe.


Como faço para interromper o trabalho voluntário?

Quando não se quiser ou não for mais possível trabalhar como voluntário, é necessário comunicar o responsável e comunicar a JA São Paulo.


Quer ser nosso voluntário independente e impulsionar a vida de diversos jovens?

Se inscreva e faça parte do nosso movimento! Link http://bit.ly/voluntariojasp


Conheça mais sobre nós e nossas atividades:

- Relatório de Atividades 2019

- E-book Guia do Voluntário

- Nossos parceiros

- Nossos programas

- Nossas ações


E nos siga nas redes sociais e fique por dentro das nossas atividades!

- Facebook

- Instagram

- LinkedIn



24.Jun


Deixe comentário