Dia da Escola

Dia da Escola

A escola tem papel fundamental no desenvolvimento e aprendizado de cada um de nós. De fato, ela é o primeiro local de convivência social fora do âmbito familiar e proporciona um espaço onde crianças e adolescentes vão aprender a dividir, a escutar, a se manifestar e a formar seus próprios valores. A educação é um pilar muito importante na nossa construção como membros de uma sociedade. Dessa forma, o Dia da Escola existe para que possamos reconhecer a importância da instituição. 



A palavra “escola” é decorrente do termo grego skholê, que tem como significado “tempo livre, lazer, repouso, descanso”. Na Grécia antiga apenas as pessoas que não possuíam obrigações com o trabalho braçal, ou seja, que tinham tempo livre, eram aptas a se dedicar a atividades físicas e mentais. Ou seja, a busca por conhecimento era vista como uma atividade de lazer. Existiam diversos centros de ensino, tocados por filósofos e cada uma valorizada uma área do conhecimento. 


A história da escola no Brasil:


1549: Fundação da primeira escola do Brasil, em Salvador, sob o comando do Padre Manoel da Nóbrega.  

1554: A segunda escola brasileira, Colégio dos Meninos de Jesus de São Vicente, foi inaugurada em São Paulo, ensinava seus alunos a falar, ler e escrever a língua portuguesa. 

1792: Criação da Real Academia de Artilharia, Fortificação e Desenho. Com o passar o tempo se tornou a Escola Politécnica da UFRJ e em 1920 foi nomeada como a Universidade Federal do Rio de Janeiro. 

1808: Em 1808, a primeira faculdade brasileira foi fundada por Dom João VI, a Faculdade de Medicina da Bahia. 

1824: Consta na constituição de 1824, outorgada pelo imperador D. Pedro l, o direito à educação primária e gratuita a todos os cidadãos. 

1912: Surgimento da primeira Universidade Federal, no Parará.

 


Separamos curiosidades sobre a educação ao redor do mundo: 


1. A maior escola do mundo - em termos de número de alunos - situa-se na Índia. A City Montessori School, em Lucknow, conta com mais de 39.000 alunos.

2. Os estudantes chineses, são os mais sobrecarregados com trabalhos para casa do mundo! Apenas numa semana, os adolescentes chineses têm, em média, 14 horas de trabalho para realizar em casa.

3. O Paquistão não concede às crianças o direito legal à educação gratuita, e a educação obrigatória abrange apenas as crianças entre os 5 e os 9 anos de idade.

4. No Chile, os estudantes entram em férias no início de dezembro e apenas voltam para a escola no início de março, o que totaliza 3 meses longe de uma sala de aula.

5. Na Alemanha, as crianças recebem um Schultüte no seu primeiro dia de aulas do ensino primário. Trata-se de um cone preenchido com material escolar, brinquedos e guloseimas. O Schultüte é sempre oferecido pela família e as crianças apenas podem abri-lo dentro da escola.

6. Na Holanda, as crianças começam a escola no dia em que completam 4 anos, o que significa que, ao longo do ano, vão surgindo novos alunos com alguma frequência na sala de aula.

7. A escola mais antiga do mundo fica em Canterbury, Inglaterra. A Escola do Rei, como é chamada, foi fundada no ano 597. Esta escola privada é considerada uma das escolas com maior sucesso a nível académico.

8. As crianças no Japão são certamente os alunos mais independentes a nível mundial. Para além de viajarem sozinhos para a escola, ainda limpam suas próprias salas de aula. 

9. Em 2014, uma pequena escola situada na cidade de Alpette, em Turim, foi considerada a escola primária mais pequena do mundo - relativamente ao número de alunos. Imagina quantos estudantes a frequentavam? Apenas 1. Sofia Viola, de oito anos, era a única aluna que frequentava esta escola.  

10. O sistema escolar da Finlândia é considerado um dos melhores no ranking educacional da Europa. As crianças finlandesas apenas iniciam a escola a partir dos sete anos de idade, tornando-as as mais velhas do mundo a começar a escola. 

11. A escola mais alta do mundo foi construída em 1986, e fica em Phumachangtang, no Tibete, a uma altitude de 5.373 metros acima do nível do mar.



12. Nas Filipinas, existe uma escola feita de garrafas de plástico. Para erguer esta escola foram necessárias aproximadamente 9.000 garrafas, e dezenas de voluntários para construir a estrutura. Cada garrafa foi preenchida com areia, água e palha. Para manter as garrafas no lugar enquanto eram empilhadas, foi utilizado cimento.  

13. No Bangladesh, existem pelo menos 100 escolas montadas dentro de barcos. Cada um tem acesso à Internet, uma biblioteca e é alimentado por energia solar. Esta foi uma solução desenvolvida para dar resposta às inundações anuais que podem atrapalhar a escola de centenas de milhares de estudantes.

14. O vestibular é criação brasileira, criado em 1911, porque o número de pessoas que queriam ingressar nas universidades públicas passou a ser maior que o número de vagas disponíveis, daí fazer uma seleção entre os interessados.


Informações e dados: Par Plataforma Educacional e Betweien.

15.Mar


Deixe comentário