Iniciativas beneficiaram mais de 1.200 estudantes em cinco estados brasileiros, incentivando o uso da cultura como ferramenta de transformação social.
A Junior Achievement (JA) Brasil, organização dedicada à educação empreendedora de jovens, promoveu duas iniciativas de formação cultural entre abril e junho deste ano. Realizadas com o patrocínio da Deloitte, as ações impactaram 1.200 jovens em cinco estados brasileiros. O objetivo foi capacitar estudantes da rede pública e jovens aprendizes a desenvolver soluções inovadoras que utilizassem a cultura como instrumento de transformação social.
“Acreditamos que investir na educação e no desenvolvimento dos jovens é fundamental para promover mudanças positivas e duradouras na sociedade. Apoiar iniciativas como as realizadas pela Junior Achievement Brasil reforça o nosso compromisso institucional com a inovação, a inclusão e a transformação social, estimulando novas gerações a construírem um futuro mais diverso e sustentável”, destaca Roberta Yoshida, sócia-líder de People & Purpose da Deloitte.
As iniciativas Innovation Camp e Jornada de Inovação Cultural foram formuladas para estimular o protagonismo juvenil e a criatividade. As atividades ocorreram de forma presencial em escolas e fundações de São Paulo, Pernambuco, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul.
Por meio de oficinas, bootcamps e desafios práticos, os participantes foram convidados a refletir sobre como a cultura pode contribuir para solucionar problemas sociais, criar empregos e gerar renda. Para isso, tiveram de levar em conta aspectos como diversidade, inclusão e formação profissional. As ideias mais inovadoras foram premiadas com vouchers e vales-presente, mas o maior ganho foi a vivência proporcionada pela experiência.
Para Otavio Ramos Pereira, sócio da Deloitte e voluntário do projeto, “participar do Innovation Camp foi uma excelente oportunidade de aprender com ideias tão criativas e inovadoras”.
Já Victor Hugo Ferreira Barreiro, aluno da rede pública do Paraná, destacou como a experiência o ajudou a fortalecer suas habilidades. “Pude conhecer várias coisas novas e desenvolver ainda mais minhas habilidades, tanto na oratória quanto no pensamento criativo. Além disso, descobri novas formas de iniciar projetos, o que, com certeza, é algo que levarei para a vida toda”, afirmou.
No Innovation Camp, os participantes assistiram a uma imersão de oito horas em formato bootcamp, distribuída em seis turmas realizadas em São Paulo, Curitiba e Porto Alegre. Já a Jornada de Inovação Cultural combinou oficinas virtuais e presenciais em Recife e Belo Horizonte, abordando temas de relevância cultural e social.
As formações contaram com o apoio de escolas públicas e outras instituições de ensino, como a Escola Técnica Miguel Batista (PE), Fundação CDL (MG), ETEC Irmã Agostina (SP), Colégio Estadual Guarda Mirim do Paraná, Associação Beneficente São Roque (PR), GERAR (PR), Escola Gomes Carneiro (RS), entre outras.
