JA Startup 2024: jovens empreendedores concorrem a uma viagem ao Vale do Silício
JA Startup é um programa promovido pela JA Brasil e apoiado pela StartSe, proporcionando uma experiência única para jovens vivenciarem a criação de startups desde o zero, passando por todas as etapas do processo empreendedor, desde a concepção da ideia até a apresentação final de um pitch diante de investidores.
Mais de 1000 inscrições de todas as regiões do Brasil
A edição deste ano foi marcada pela incrível adesão de jovens de todo o Brasil. Ao todo, foram mais de 104 projetos inscritos por equipes de 25 estados, somando mais de 1000 inscrições individuais.
Esses números não apenas refletem o interesse dos jovens no empreendedorismo, mas também destacam a relevância do programa JA Startup, que se consolida cada vez mais como uma referência na formação de futuros líderes e inovadores.
O tema dos projetos deste ano foi focado em soluções para os principais desafios climáticos e ambientais do Brasil, com propostas voltadas para as realidades das regiões de participação.
Etapa regional e nacional
Os jovens tiveram a oportunidade de desenvolver suas ideias do zero, a partir de aulas com conteúdo voltados para iniciação da startup, além de elaborar planos de projeto com a orientação de mentores experientes.
Na primeira fase da competição, os projetos passaram por uma avaliação nas etapas regionais, através da apresentação de pitchs e critérios estratégicos.
Os projetos finalistas regionais se destacaram pela inovação, pela capacidade de solucionar problemas reais e pela viabilidade de mercado.
Equipes selecionadas:
- Amaru – Pará
- Gaia – Rio de Janeiro
- Sustainchain – Santa Catarina
- Pyro Alert – Pernambuco
- Terra Viva Bioinsumos – Goiás
Final em São Paulo e conexão com a StartSe
As 5 equipes vencedoras das competições regionais apresentaram suas ideias no SVWC, o maior evento de inovação e negócios da América Latina realizado pela StartSe em São Paulo.
Elas competiram por uma viagem ao Vale do Silício que ocorrerá em 2025 e um prêmio de R$ 10 mil para incentivar a continuidade aos seus projetos. O projeto vencedor foi da equipe Gaia, do Rio de Janeiro.
A competição JA Startup deste ano demonstrou, mais uma vez, a importância de iniciativas que fomentam o empreendedorismo jovem. Os mais de 104 projetos inscritos e as mil inscrições individuais são provas claras de que o Brasil está repleto de jovens talentos com ideias inovadoras e uma vontade genuína de transformar o mundo.