Design Thinking

O Design Thinking é uma abordagem inovadora para resoluções de problemas, focada nas pessoas envolvendo: 

  • Processos criativos e colaborativos 
  • Empatia e prototipagem 
  • Soluções eficaz e inovadora 

https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/23/21/design-thinking-na-educacao

Aqui você vai entender de forma prática o Design Thinking,  e suas fases e como ele pode ser utilizado. 

Afinal, o que é Design Thinking?

https://youtu.be/acHRiZZptSs?si=w0NlsYOZ3f4lDf6_

Extra: 

(Site em inglês com tradução do google disponível) 

https://www.ideo.com

No site da IDEO, uma das principais empresas que popularizou o Design Thinking, você encontra: 

  • Recursos 
  • Artigos 
  • Estudo de caso 
  • Metodologias 

 

Matriz CSD

A Matriz CSD é uma ferramenta de gestão usada para ajudar equipes a analisar e tomar decisões diante de um problema ou situação. Ela divide o conhecimento e as incertezas em três categorias:

  1. Certezas 
  2. Suposições 
  3. Dúvidas 

No site do Medium, você encontrará artigos e recursos sobre como aplicar a Matriz CSD

https://brasil.uxdesign.cc/

Como utilizar a Matriz CSD para tomada de decisões?

Como aborda de maneira simples as três categorias da matriz e como ela pode ser uma solução para esclarecer pontos de incerteza. 

Matriz CSD: 

https://youtu.be/MafZj415U_M?si=Dmx7VAgQhnkfjcF2

Exemplo:

  • Certezas: “Temos prazos apertados”, A funcionalidade X é pedida frequentemente pelos usuários.”  
  • Suposições: “A funcionalidade Y poderia ter um impacto positivo no mercado.”  
  • Dúvidas: “Ainda não sabemos qual funcionalidade gera mais valor para nossos clientes.”  

 

Desk Research

O Desk Research é uma metodologia de pesquisa onde se coleta e analisa dados já existentes, ao invés de realizar a coleta de dados primários diretamente com o público. É um processo que pode ser muito útil no início de projetos, principalmente em áreas como UX, Design Thinking e Gestão de Produtos, pois permite uma compreensão inicial e embasamento para tomadas de decisões.

Acesse os seguintes links para aprender mais sobre Desk Research:

Como utilizar Desk Research no Design Thinking?

No processo de Design Thinking, o Desk Research é uma etapa inicial fundamental para entender o contexto e reunir informações já disponíveis sobre o problema a ser resolvido. Essa pesquisa oferece uma visão rápida sobre tendências do mercado, comportamentos de consumidores, dados históricos e outras informações secundárias que ajudam na definição de soluções.

Vídeo aula sobre Desk Research:

https://www.youtube.com/watch?v=kChqupzqRkg 

Esse vídeo explica de forma simples o conceito de Desk Research 

Exemplo prático de Desk Research: 

O Desk Research oferece uma base sólida para qualquer projeto de design, além de proporcionar uma abordagem mais rápida e econômica para dados relevantes na tomada de decisões estratégicas.

 

Entrevistas

O que é uma entrevista? 

A entrevista é uma das principais técnicas de pesquisa qualitativa, utilizada para receber informações detalhadas  sobre um tema. 

O Blog Mettzer, destaca dicas de como fazer uma entrevista para uma pesquisa qualitativa. 

https://blog.mettzer.com/entrevista-pesquisa-qualitativa/

Na Revista de Gestão e Projetos, Journal of Business and Projects você vai entender melhor sobre as Entrevistas aplicadas em pesquisas qualitativas: da aplicação da entrevista à análise de dados

https://periodicos.uninove.br/gep/article/view/23326

 

Persona

Persona é uma representação de um usuário ideal de algum produto ou serviço, criada a partir da coleta de dados reais e pesquisas. Ajudando equipes de:

  • Marketing 
  • Design
  • Desenvolvimento 

No Medium você entenderá melhor sobre Persona

Ux Baseado em Fatos: Personas 

https://brasil.uxdesign.cc/ux-baseado-em-fatos-personas-f78e71f09a84

Como utilizar Personas no design de experiências? 

Essa estrutura oferece um bom entendimento sobre o conceito de Persona, sua aplicação e como ela pode ser usada para direcionar decisões.

Aqui você vai aprender como criar Personas:  

(Livro de Design Thinking) 

https://youtu.be/GR2m-z_msAg?si=M_EkgeIJz_FIQ8Dz

 

Brainstorming

É uma técnica criativa para gerar ideias e soluções inovadoras em grupo. Aqui você terá acesso a uma “tempestade de ideias”  

https://www.conversion.com.br/blog/brainstorm/

O brainstorming é utilizado em muitas áreas, é importante criar um ambiente onde todas as ideias são bem-vindas. 

Como conduzir um Brainstorming? 

Esse vídeo oferece uma visão prática de como realizar uma “tempestade de ideias”, como dicas e exemplos. 

https://youtu.be/52nNo7AxnwQ?si=2yQsKaXyz5d4OqiM

Exemplo prático: 

  • Problema: Criar uma campanha para produto X 
  • Durante o processo, surgem ideias como “atualização nas redes sociais”, “parcerias com plataformas externas” e etc. 
  • Após esse processo, as melhores ideias são escolhidas para desenvolver a campanha do produto 

 

MVP 

O MPV (Minimum Viable Product) é um conceito fundamental para startups e equipes de desenvolvimento ágil. O foco do MPV é aprender rapidamente com feedbacks dos clientes a como melhorar o produto ao longo do tempo. 

No Site Startups, você vai entender pontos estratégicos que esse conceito aplica. 

https://startups.com.br/mvp/

  • O que é? 
  • Como criar o seu?
  • Conceito oficial do produto 
  • Principia benefícios do MPV 
  • MPV na prática 

Esse vídeo oferece um passo a passo de como construir um MVP eficaz, além de exemplos práticos e dicas para garantir que o produto atenda às necessidades do mercado.

https://www.youtube.com/watch?v=Dh7YcT1zHGc