Design Thinking
O Design Thinking é uma abordagem inovadora para resoluções de problemas, focada nas pessoas envolvendo:
- Processos criativos e colaborativos
- Empatia e prototipagem
- Soluções eficaz e inovadora
https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/23/21/design-thinking-na-educacao
Aqui você vai entender de forma prática o Design Thinking, e suas fases e como ele pode ser utilizado.
Afinal, o que é Design Thinking?
https://youtu.be/acHRiZZptSs?si=w0NlsYOZ3f4lDf6_
Extra:
(Site em inglês com tradução do google disponível)
No site da IDEO, uma das principais empresas que popularizou o Design Thinking, você encontra:
- Recursos
- Artigos
- Estudo de caso
- Metodologias
Matriz CSD
A Matriz CSD é uma ferramenta de gestão usada para ajudar equipes a analisar e tomar decisões diante de um problema ou situação. Ela divide o conhecimento e as incertezas em três categorias:
- Certezas
- Suposições
- Dúvidas
No site do Medium, você encontrará artigos e recursos sobre como aplicar a Matriz CSD
Como utilizar a Matriz CSD para tomada de decisões?
Como aborda de maneira simples as três categorias da matriz e como ela pode ser uma solução para esclarecer pontos de incerteza.
Matriz CSD:
https://youtu.be/MafZj415U_M?si=Dmx7VAgQhnkfjcF2
Exemplo:
- Certezas: “Temos prazos apertados”, A funcionalidade X é pedida frequentemente pelos usuários.”
- Suposições: “A funcionalidade Y poderia ter um impacto positivo no mercado.”
- Dúvidas: “Ainda não sabemos qual funcionalidade gera mais valor para nossos clientes.”
Desk Research
O Desk Research é uma metodologia de pesquisa onde se coleta e analisa dados já existentes, ao invés de realizar a coleta de dados primários diretamente com o público. É um processo que pode ser muito útil no início de projetos, principalmente em áreas como UX, Design Thinking e Gestão de Produtos, pois permite uma compreensão inicial e embasamento para tomadas de decisões.
Acesse os seguintes links para aprender mais sobre Desk Research:
- Guia rápido de Desk Research
Leia no UX Design Brasil - Pesquisa Secundária em UX
Artigo da Nielsen Norman Group - Desk Research: como utilizar no processo de Design Thinking
Saiba mais no DTi Digital
Como utilizar Desk Research no Design Thinking?
No processo de Design Thinking, o Desk Research é uma etapa inicial fundamental para entender o contexto e reunir informações já disponíveis sobre o problema a ser resolvido. Essa pesquisa oferece uma visão rápida sobre tendências do mercado, comportamentos de consumidores, dados históricos e outras informações secundárias que ajudam na definição de soluções.
Vídeo aula sobre Desk Research:
https://www.youtube.com/watch?v=kChqupzqRkg
Esse vídeo explica de forma simples o conceito de Desk Research
Exemplo prático de Desk Research:
O Desk Research oferece uma base sólida para qualquer projeto de design, além de proporcionar uma abordagem mais rápida e econômica para dados relevantes na tomada de decisões estratégicas.
Entrevistas
O que é uma entrevista?
A entrevista é uma das principais técnicas de pesquisa qualitativa, utilizada para receber informações detalhadas sobre um tema.
O Blog Mettzer, destaca dicas de como fazer uma entrevista para uma pesquisa qualitativa.
https://blog.mettzer.com/entrevista-pesquisa-qualitativa/
Na Revista de Gestão e Projetos, Journal of Business and Projects você vai entender melhor sobre as Entrevistas aplicadas em pesquisas qualitativas: da aplicação da entrevista à análise de dados
https://periodicos.uninove.br/gep/article/view/23326
Persona
Persona é uma representação de um usuário ideal de algum produto ou serviço, criada a partir da coleta de dados reais e pesquisas. Ajudando equipes de:
- Marketing
- Design
- Desenvolvimento
No Medium você entenderá melhor sobre Persona:
Ux Baseado em Fatos: Personas
https://brasil.uxdesign.cc/ux-baseado-em-fatos-personas-f78e71f09a84
Como utilizar Personas no design de experiências?
Essa estrutura oferece um bom entendimento sobre o conceito de Persona, sua aplicação e como ela pode ser usada para direcionar decisões.
Aqui você vai aprender como criar Personas:
(Livro de Design Thinking)
https://youtu.be/GR2m-z_msAg?si=M_EkgeIJz_FIQ8Dz
Brainstorming
É uma técnica criativa para gerar ideias e soluções inovadoras em grupo. Aqui você terá acesso a uma “tempestade de ideias”
https://www.conversion.com.br/blog/brainstorm/
O brainstorming é utilizado em muitas áreas, é importante criar um ambiente onde todas as ideias são bem-vindas.
Como conduzir um Brainstorming?
Esse vídeo oferece uma visão prática de como realizar uma “tempestade de ideias”, como dicas e exemplos.
https://youtu.be/52nNo7AxnwQ?si=2yQsKaXyz5d4OqiM
Exemplo prático:
- Problema: Criar uma campanha para produto X
- Durante o processo, surgem ideias como “atualização nas redes sociais”, “parcerias com plataformas externas” e etc.
- Após esse processo, as melhores ideias são escolhidas para desenvolver a campanha do produto
MVP
O MPV (Minimum Viable Product) é um conceito fundamental para startups e equipes de desenvolvimento ágil. O foco do MPV é aprender rapidamente com feedbacks dos clientes a como melhorar o produto ao longo do tempo.
No Site Startups, você vai entender pontos estratégicos que esse conceito aplica.
- O que é?
- Como criar o seu?
- Conceito oficial do produto
- Principia benefícios do MPV
- MPV na prática
Esse vídeo oferece um passo a passo de como construir um MVP eficaz, além de exemplos práticos e dicas para garantir que o produto atenda às necessidades do mercado.
https://www.youtube.com/watch?v=Dh7YcT1zHGc